Albufeira

Organização e Gestão da Segurança em Edifícios

Albufeira foi palco do 1.º Seminário sobre “Organização e Gestão da Segurança em Edifícios”, que contou com a participação de mais de 300 pessoas, desde proprietários e exploradores dos mais diversos estabelecimentos (industriais, comerciais, hoteleiros, restauração, bebidas, serviços); diretores e coordenadores de escolas, creches e jardins de infância, hospitais, clínicas, lares e centros de dia; responsáveis e delegados de segurança em edifícios; técnicos das autarquias locais e outras entidades públicas com responsabilidade em organização de segurança.

Durante a sessão de abertura, o presidente do Município, José Carlos Rolo, frisou a importância do evento para o concelho, por apresentar uma visão esclarecedora sobre a segurança contra incêndio e chamar a atenção dos empresários para a temática. “Para o Município de Albufeira, onde o Turismo é a atividade principal e movimenta milhares de pessoas, a questão da Segurança ganha uma importância acrescida, já que é essencial zelar pela segurança não só da população residente, mas também de quem nos visita”, afirmou o autarca, acrescentando que “este evento – a par com o simulacro realizado no edifício da Câmara Municipal no passado mês de dezembro e o workshop sobre ‘Segurança em Eventos’ que realizámos aqui no EMA no dia 15 de março – pretende informar e formar os participantes sobre as principais questões relacionadas com a Segurança, um assunto que é do interesse de todos nós”.

Para o vereador do pelouro, José Sequeira, o seminário teve como principal objetivo explorar o tema da segurança contra incêndio, através da formulação de definições, sugestões e práticas que vêm acrescentar valor à informação já existente sobre a matéria e esclarecer os agentes económicos do concelho. “O Município de Albufeira está empenhado em contribuir para elevar o nível de conhecimento dos seus munícipes sobre a temática em questão, bem como em melhorar continuamente os procedimentos e exigências neste domínio. Queremos retirar daqui uma mais valia para a implementação de medidas de autoproteção nos edifícios”, salientou.

Luís Zeferino, comandante dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, encerrou os discursos da sessão de abertura mostrando-se convicto que “após o evento, todos sairemos daqui mais ricos em conhecimento, já que temos a oportunidade de assistir às apresentações de conceituados oradores na área da Segurança em Edifícios”.

Os oradores convidados esclareceram os participantes acerca da relevância das Medidas de Autoproteção (Interpretação Legal e Aplicação); o Impacto da Ação Fiscalizadora; a Organização da Emergência; a Gestão da Segurança em Edifícios; a Formação enquanto fator de sucesso na Emergência; e Exercícios e Simulacro: Planeamento, Condução, Avaliação e implementação de Medidas Corretivas. A temática foi ilustrada com a apresentação de alguns casos práticos, com destaque para o Planeamento e Organização de Segurança no Município de Albufeira, que ficou a cargo dos técnicos municipais responsáveis pelas áreas da Proteção Civil e da Organização da Segurança em Edifícios, e do 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, António Coelho.

Os trabalhos encerraram com uma sessão de debate moderado por Possidónio Roberto, especialista nacional na área, que garantiu um adequado esclarecimento das dúvidas, oportunidade de discussão, troca de experiências e de informação.

CM-Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.