Albufeira

Comemorações do 25 de abril

Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho e nas 5 juntas de freguesia

Inauguração da Praceta José Luís Moura

FUTSAL – Albufeira Futsal Clube conquista Taça do Algarve

Logo pela manhã, o Largo dos Paços do Concelho foi palco da tradicional cerimónia do Hastear da Bandeira, na presença do executivo municipal. A guarda de honra esteve a cargo dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e o Hino Nacional foi interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. Este momento solene foi celebrado em todo o concelho, nos edifícios das Juntas de Freguesia de Albufeira, Olhos de Água, Ferreiras, Paderne e Guia. Em frente à Câmara Municipal, foi ainda realizada uma largada de pombos, como reforço dos ideais de liberdade e igualdade traduzidos nesta data.

Após o hastear das bandeiras, a Autarquia inaugurou a Praceta José Luís Moura, situada na Correeira, freguesia de Albufeira, numa zona nobre da cidade. Na presença de amigos e familiares do ex-presidente da Comissão Regional de Turismo do Algarve, atual ERTA – Entidade Regional de Turismo do Algarve, falecido no passado ano de 2012, o presidente da Câmara, Junta de Freguesia e Assembleia Municipal de Albufeira prestaram homenagem ao engenheiro eletrotécnico, responsável por importantes projetos de engenharia no país.

Na sua intervenção, José Carlos Rolo destacou o importante contributo que José Luís Moura deu ao Turismo da região, “através do seu envolvimento na elaboração do Projeto de Saneamento do Algarve e do incentivo à primeira participação do Algarve na ITB, em 1975, a emblemática feira de Turismo na Alemanha”. O autarca recordou ainda a sua intervenção enquanto Adido Comercial da Embaixada de Portugal em Bona e diretor do Centro de Turismo em Frankfurt, que lhe permitiu transformar Portugal no destino predileto dos alemães. “Apesar de não ser natural de Albufeira, na década de 60 comprou uma propriedade na zona de Bem Parece, onde habitualmente passava férias, tendo ficado apaixonado pela cidade. É, portanto, uma personalidade que faz parte da história de Albufeira e, por isso, merece que a sua memória aqui fique perpetuada”, acrescentou José Carlos Rolo.

Carlos Quintino, vereador com o pelouro da Toponímia, sublinhou que “na atribuição do topónimo que marca este dia 25 de abril, surge a atribuição de um antropónimo, de alguém que ajudou esta cidade quando ela precisava e que agora vê por ela isso reconhecido. O Sr. Eng.º Moura”.

O Dia da Liberdade ficou ainda marcado por diversos apontamentos desportivos. O presidente do Município deslocou-se ao Estádio do Imortal D.C., acompanhado pelo vereador do Desporto, Paulo Dias, para felicitarem a equipa júnior do clube, que se sagrou Campeã Distrital da 1.ª Divisão de Futebol. Albufeira tem-se destacado em matéria de desporto, com os seus clubes e atletas a atingirem resultados de excelência. Para além da conquista do Campeonato Distrital de Futebol em Juniores pelo Imortal D.C., também a equipa júnior do Albufeira Futsal Clube alcançou o título de Campeã Distrital da modalidade.

A somar a estes títulos e a encerrar o programa de comemorações do 25 de abril, a Final da Taça do Algarve em Futsal deu a vitória ao Albufeira Futsal Clube, que derrotou a Casa do Benfica de Vila Real de Santo António por 10 bolas a 2, conquistando, assim, a Taça do Algarve para a cidade.

Durante o intervalo do jogo, realizado no Pavilhão Desportivo de Paderne, a equipa de Juniores foi condecorada pelo executivo, que fez questão de enaltecer o desempenho dos atletas e treinadores: “Albufeira tem excelentes desportistas que, ano após ano, alcançam títulos regionais, nacionais e internacionais. Enquanto autarcas, estas conquistas enchem-nos de orgulho e acreditamos ter dado o nosso contributo através do forte investimento na formação das camadas juvenis, apoio a clubes e associações, construção de infraestruturas desportivas e organização dos mais variados eventos desportivos”, evidenciou Paulo Dias.

CM-Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.