Loulé

Dia Mundial da Terra | Sessão de Anilhagem na Fonte Benémola e Percurso ao Parque Ambiental de Vilamoura

dia_da_terra

No dia 22 de abril, assinalou-se o Dia Mundial da Terra, efeméride ambiental que a Autarquia de Loulé assinalou com a realização de duas ações de sensibilização ambiental dirigidas aos mais novos.
Neste âmbito, no dia 22 de abril, 30 alunos da escola EB1 de Benafim, a convite da Marina de Vilamoura / Grupo Lusort, com o apoio e colaboração da Autarquia e da Inframoura, realizaram uma visita ao Parque Ambiental de Vilamoura (PAV), que incluiu um percurso pedestre pelo Parque, durante o qual as crianças puderam usufruir e contemplar toda a riqueza natural do local.
Durante a manhã, as crianças participaram ainda numa ação de plantação de árvores autóctones, na periferia do Parque, junto à ribeira, e numa observação de aves aquáticas a partir dos observatórios existentes no PAV, durante a qual os grupos estiveram muito atentos e interessados. Refira-se que esta foi uma oportunidade das crianças do interior do Concelho visitarem e ficarem a conhecer os importantes recursos naturais da zona litoral. A atividade, que decorreu de forma muito animada, incluiu ainda a entrega de lanches, de diplomas de participação e de brindes às crianças.
No dia 23 de abril foi a vez das crianças do litoral se deslocarem ao interior do Concelho: durante a manhã, 14 alunos da escola EB1 das Escanxinas (Almancil) tiveram oportunidade de participar numa atividade de anilhagem de aves, na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola. Realizada com a colaboração de António Marques e da sua equipa, anilhadores credenciados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, esta atividade teve como objetivo dar a conhecer aos mais novos esta importante área protegida do Concelho de Loulé e sensibilizá-los para a preservação dos recursos naturais aí existentes.
Refira-se ainda que o trabalho de anilhagem de aves que tem vindo a ser realizado na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola tem como objetivo obter um conhecimento mais aprofundado relativamente às espécies existentes no local, nomeadamente as residentes e as migradoras estivais que nidificam nesta zona.
Criado em 1970, o Dia Mundial da Terra é assinalado com o intuito de alertar e sensibilizar para os problemas ambientais do Planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas e o esgotamento de recursos não renováveis.

CM-Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.