AGENDA

“Lisboa, uma Cidade em Tempo de Guerra” apresentado na Biblioteca Municipal

livro

Esta sexta-feira, 10 de maio, pelas 21h00, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe a apresentação do livro “Lisboa, uma cidade em tempo de guerra”, da autoria de Margarida Magalhães Ramalho, numa colaboração da Livraria Pátio de Letras – Leya no Pátio (Faro).

“Lisboa, uma cidade em tempo de guerra” é um livro de histórias verídicas sobre um período ímpar da história em Lisboa, a Segunda Guerra Mundial. Ao longo da obra, a autora aborda temas como os refugiados que invadiram a cidade, das mais variadas origens, desde gente simples a casas reais em exílio, as alterações que a presença destes provocou na capital lisboeta, as guerras da propaganda e as teias tecidas pela espionagem internacional.

A historiadora Margarida de Magalhães Ramalho, que há mais de uma década trabalha documentação sobre a temática dos refugiados na Segunda Guerra Mundial, escreveu e fez a recolha e a seleção iconográfica para esta edição única no catálogo da INCM (Imprensa Nacional Casa da Moeda). Esta obra é disponibilizada em três versões em simultâneo — português, inglês e espanhol — e compõe-se de um livro de grande formato, um guia com percursos pelas zonas por onde os refugiados se distribuíram e um mapa que os assinala, reproduzindo um mapa da época.

“Este livro não é um livro de História, mas sim de histórias”, nas palavras da autora. É uma obra que transporta o leitor para a Lisboa do final da década de trinta e início da década de quarenta do século passado, através de testemunhos, muitas vezes na primeira pessoa, dos refugiados que procuraram Portugal como o último reduto europeu para quem já não encontrava segurança numa Europa em guerra.

Durante a apresentação do livro serão projetadas imagens de Lisboa durante ao período da Segunda Grande Guerra.

A entrada é livre.

CM-Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.