Desporto

Inauguração do Centro Municipal de Marcha e Corrida

Centro de Marcha e Corrida de Loulé

Centro de Marcha e Corrida de Loulé

 

Um grupo de dezenas de marchantes, entre eles Ezequiel Canário (atleta olímpico e campeão mundial de corta-mato), inaugurou na passada quarta-feira o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Loulé, no Parque Municipal. Depois de Quarteira, é agora a vez de Loulé receber um espaço onde os praticantes de marcha ou corrida poderão deslocar-se e ter o devido apoio.

Este é um local acreditado pelo Programa Nacional de Marcha e Corrida onde os munícipes podem realizar a sua atividade física com o acompanhamento de um técnico especializado. O papel dos técnicos do Centro consiste em intervir ao nível do planeamento do treino e condições básicas de monitorização de alguns indicadores de saúde e de condição física.

Refira-se que Programa Nacional de Marcha e Corrida é uma iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e Juventude, Federação Portuguesa de Atletismo e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e que visa a promoção da prática da marcha e corrida, com uma forte preocupação de promover hábitos saudáveis de vida, com o adequado enquadramento técnico.

Este programa é destinado a toda a população, desde aqueles que possuem muita experiência de treino até aqueles que nunca realizaram qualquer tipo de atividade desportiva. A grande diferença centra-se nos objetivos de treino.

Os principais objetivos destes centros passam por promover e incentivar a prática regular da marcha e corrida, combater o sedentarismo, promover hábitos de vida saudáveis e a prática de uma atividade acessível a todos (obesos, cardíacos, hipertensos, asmáticos, etc.) e para todas as idades.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Loulé contempla três percursos, dois citadinos (um com 7670m e outro com 5000m) e um rural (com 5250m).

O horário de funcionamento deste espaço será o seguinte: marcha com acompanhamento técnico, às quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h30, e avaliações, às terças-feiras, das 9h00 às 11h00. O ponto de encontro do técnico para as marchas acompanhadas será sempre no Parque Municipal, junto à receção do minigolfe.

De acordo com o vereador do Desporto da Autarquia louletana, Joaquim Guerreiro, este Centro enquadra-se na estratégia desportiva do Município, que assenta nas gestão e cedência de instalações desportivas, no apoio às associações e clubes, bem como a formação, nomeadamente através do apoio ao desporto escolar. “Há aqui uma dinâmica muito própria dentro do Concelho de Loulé”, frisou este responsável.

O “Desporto para Todos”, isto é, para a franja da população que não integra os clubes ou as organizações mas que voluntariamente pratica desporto, tem sido outra das preocupações da Autarquia, segundo Joaquim Guerreiro. E é neste âmbito que se insere este Centro de Marcha e Corrida. “Com um serviço de acompanhamento podem fazer determinados controles técnicos, de peso, de massa muscular, com o conhecimento de técnicos especializados que poderão dar o devido apoio”.

Relativamente ao Centro de Marcha e Corrida de Quarteira, inaugurado há um ano, o vereador considerou tratar-se “de uma experiência muito positiva, com grande sucesso, com uma média de meia centena de praticantes regulares”.

Já o diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Luís Romão, referiu que Loulé é o único município algarvio com dois Centros de Marcha e Corrida, sendo que entre os 16 municípios, apenas 2 (Aljezur e Castro Marim) não têm uma estrutura destas. No total, são cerca de 500 os praticantes.

“É fundamental irmos por este caminho, darmos respostas concretas às populações”, afirmou este responsável regional.

CM-Loulé

Categories: Desporto, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.