AGENDA

Projeto 80 “na estrada”

eletrao

  • O “Roadshow Projeto 80” termina a sua viagem a 27 de maio em Faro
  • Nesta cidade visita as Escolas Secundárias Tomás Cabreira e João de Deus
  • Desde 29 de abril o Roadshow Projeto 80 “está na estrada” de visita escolas do ensino secundário de várias cidades levando na bagagem mensagens que inspiram os jovens estudantes “a darem o seu 80”
  • Destaque para atividades lúdicas e apresentação de projetos
  • Os alunos podem apresentar as suas candidaturas ao Projeto 80 até 31 de maio

O Roadshow Projeto 80 “está na estrada” de 29 de abril a 27 de maio, com o lema “o mundo está a pedir o teu 80”, desafiando cerca de 18 mil jovens estudantes, entre os 13 e os 17 anos, a apresentarem projetos que promovam a sustentabilidade.

O Roadshow Projeto 80 pretende levar na bagagem mensagens que inspirem os jovens estudantes “a darem o seu 80” através do desenvolvimento e candidatura dos seus projetos/trabalhos em prol de uma sociedade mais sustentável.

O programa do roadshow é constituído pela apresentação de projetos de boas práticas e atividades interativas. A Sociedade Ponto Verde, patrocinadora do projeto, vai ser parceira da animação do roadshow, levando uma slot machine adaptada à realidade da reciclagem. Para participar, os jovens deverão colocar uma embalagem vazia de plástico na máquina e acionar a alavanca. Se conseguir a combinação certa, ganhará um prémio.

Por sua vez, a Amb3E vai disponibilizar o jogo “Apanha os REEE´S” no qual os jovens têm de encaminhar para o ponto electrão apenas resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, recebendo pontos por cada REEE apanhado.

Participam no Roadshow Projeto 80 representantes da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, da Amb3E, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Quercus e da Sociedade Ponto Verde, entre outros convidados.

Podem candidatar-se ao Projeto 80 Associações de Estudantes do Ensino Básico e do Ensino Secundário ou grupos informais de alunos. As candidaturas decorrem até 31 de maio em www.projeto80.pt.

São candidatos projetos que promovam a preservação da biodiversidade, a gestão eficiente de recursos, a diminuição da pegada carbónica e hídrica, a cidadania, o voluntariado e o empreendedorismo, visando a adoção de boas práticas e de comportamentos sustentáveis.

Os seis melhores trabalhos serão apresentados na cerimónia de entrega dos Green Project Awards 2013, que decorre em Setembro, na qual o vencedor será galardoado com o Prémio “Iniciativa Jovem – Projeto 80” que consiste numa visita às Instituições Europeias em Bruxelas.

Mais informações e roteiro do Roadshow Projeto 80 em: www.projeto80.pt e http://www.facebook.com/Projeto80.

Sobre o Projeto 80

O Projeto 80, promovido pelo Governo de Portugal em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direção-Geral da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, bem como com a Quercus e o Green Project Awards, e apoiado pela ADENE, Amb3E e Sociedade Ponto Verde, é um projeto de âmbito nacional que visa dinamizar o movimento associativo nas Escolas e promover a educação para a sustentabilidade, empreendedorismo e cidadania democrática www.projeto80.pt.

Sobre o Green Projet Awards

O Green Project Awards (www.greenprojectawards.pt) é uma iniciativa da GCI organizada em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus, tendo sido lançado em 2008. Em Dezembro de 2011, o Green Project Awards iniciou a sua internacionalização com o lançamento da edição do Brasil. Em 2013, o Green Project Awards chega a Cabo Verde e a Moçambique.

Sobre a Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como “Sistema Ponto Verde“. Promover a sensibilização e educação ambiental junto dos portugueses é um dos grandes objectivos da Sociedade Ponto Verde. Mais informações em www.pontoverde.pt ou http://www.facebook.com/SociedadePontoVerde

Sobre a Amb3E

A Amb3E é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão a gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e mais recentemente de segmentos de pilhas e acumuladores (RPA) A Amb3E conta atualmente com 51 empresas associadas) e mais de 1.100 aderentes. Mais informações na página: www.amb3e.pt ou https://www.facebook.com/Amb3e

Sobre a ADENE

A ADENE – Agência para a Energia surge em Setembro de 2000 por transformação do Centro para a Conservação de Energia (CCE), criado em 1984. A ADENE é uma instituição de tipo associativo de utilidade pública sem fins lucrativos, participada maioritariamente (69,66%) por instituições do Ministério da Economia e do Emprego: Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), Direcção Geral das Actividades Económicas (DGAE) e Laboratório Nacional de Energia Geologia (LNEG).

Categories: AGENDA, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.