AGENDA

Piratas no Castelo

ENTRE 6 DE JUNHO E 10 DE NOVEMBRO

O Castelo de Silves recebe, entre 6 de junho e 10 de novembro, a exposição “Piratas – os ladrões do mar”. A exposição, concebida pela especialista em arqueologia subaquática e história da navegação Sandra Y. Rodriguez, aborda vários cenários marítimos, desde o mundo clássico à atualidade, apresentando objetos originais, fotografias, desenhos e textos de fácil leitura e grande rigor científico.

Nesta mostra, que começa com a definição de pirata – “(…) ladrão que rouba no mar. Um sujeito cruel e sem piedade”, o visitante toma contacto com o percurso da pirataria dividido em três etapas: a primeira desde o início do comércio até ao século XIV, a segunda (denominada época de ouro) que se situa entre os séculos XV e XVIII e a terceira que vai desde o século XIX até à atualidade. Nesta viagem são analisadas as causas que motivaram o aparecimento da pirataria, as suas finalidades, o modo de vida relacionado com este fenómeno, os barcos e armamento utilizados, entre outros aspetos, onde não são esquecidos os piratas e corsários mais famosos.

Fazem parte da exposição mais de meia centena de peças, 80% das quais originais recolhidas no mar do Caribe e Norte de África ou obtidas através de antiquários de Espanha, Itália, Síria, Líbano e Marrocos. Alguns desses objetos, como moedas, armas, utensílios de vida a bordo como garrafas e botijas, entre outras peças, contam com mais de 2000 anos. Aqui marcam, também, presença instrumentos de navegação, torres de defesa, textos, desenhos, croquis e mapas, assim como figuras de piratas à escala real, vestidas com o tipo de roupa usada na época de ouro da pirataria.

A mostra “Piratas – os ladrões do mar” já passou diversas cidades internacionais, das quais se realça o Museu Marítimo de Barcelona, onde contabilizou quase 77 mil visitantes. Em Portugal esta exposição já passou por locais como o Palácio Nacional de Sintra ou o Forte do Bom Sucesso (Lisboa).

Promovida pela “Cultura Entretenida”, entidade espanhola que pretende fomentar a inter-relação entre o lazer e a cultura através da criação e dinamização de exposições temáticas, a mostra conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves.

Relembre-se que o Castelo de Silves está aberto todos os dias entre as 9h00 e as 17h30, sendo a última entrada às 17h00. Entre 15 de junho e 30 de setembro o horário é alargado até às 19h00, sendo a última entrada efetuada meia hora antes do fecho do mesmo.

CM-Silves

Categories: AGENDA, Silves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.