Loulé

Dia Mundial do Ambiente assinalado no Parque Municipal

ambiente

A Câmara Municipal de Loulé assinalou o Dia Mundial do Ambiente com um conjunto diversificado de ações e atividades de caráter ambiental, que tiveram como objetivo informar e sensibilizar a população, com especial incidência na escolar, para a preservação do ambiente e salvaguarda dos recursos naturais. As atividades, que envolveram cerca de 485 crianças e jovens, decorreram ao longo da manhã do dia 5 de junho, no Parque Municipal, nomeadamente no Centro Ambiental de Loulé e área adjacente.

As atividades tiveram início com uma ação de sensibilização realizada em parceria com a Associação Humana Portugal, entidade responsável pela colocação e gestão dos contentores para recolha de roupa e sapatos existentes no Concelho, e que consistiu na pintura/decoração de um conjunto de cinco contentores, pelos artistas Adérita Silva, Milita Doré, Garreth Thomas, Raimond Parfait e Paulo Duarte Filipe, lipecomo contributo para tornar a nossa cidade visualmente mais agradável. Esta ação contou ainda com a participação de um grupo de alunos de uma turma de Artes Visuais da Escola Secundária de Loulé, uma das Eco escolas do Concelho, que se dedicaram à pintura de um dos contentores.

Os restantes participantes das diversas iniciativas, num gesto de solidariedade ambiental e social, depositaram peças de roupa usadas nos contentores.

Durante a manhã, no Centro Ambiental de Loulé, teve ainda lugar a projeção do filme “Mancha Branca”, através do qual a Autarquia pretende mostrar o trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto ao longo dos últimos três anos, assim como sensibilizar para a importância da preservação dos espaços públicos e combater o vandalismo visual que existe principalmente nos núcleos urbanos. Esta iniciativa contou com a intervenção do vereador do Ambiente, Aníbal Moreno.

Ao longo da manhã, a Autarquia promoveu também a realização de três de ateliers temáticos, entre as 10h00 e as 12h00, sobre os temas «Energias Renováveis», «Biodiversidade» e «Oceanos». Na dinamização destes ateliers, que contaram com a participação de 147 alunos do 1º Ciclo, a Autarquia contou com a colaboração de técnicos da Associação Almargem.

Paralelamente, cerca de 300 alunos do pré-escolar do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, assistiram a uma peça de teatro sobre Desenvolvimento Sustentável e Biodiversidade, no âmbito do encerramento do Projeto Escola Ativa.

Durante toda a manhã, também a Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Loulé participou na iniciativa, através do programa “Saúde a Brincar”, promovendo atividades de sensibilização para as questões ligadas à saúde, nomeadamente a higiene, a saúde oral, a vacinação, entre outras.

A Guarda Nacional Republicana também se associou a este programa, através da presença da “Escola Segura” e de um cavalo com o qual as crianças puderam interagir, estimulando questões sensoriais do ser humano.

O Clube de Karaté de Loulé foi outra das entidades presente no evento, através da dinamização de jogos para o desenvolvimento da motricidade das crianças.

A realização de um Atelier de Reutilização e Eco Arte com os utentes da Associação UNIR e a disponibilização de um insuflável onde as crianças puderam brincar, foram outras das atividades realizadas.

Além destas atividades, encontra-se patente, até dia 7 de junho, no Centro Ambiental de Loulé uma Mostra de Trabalhos, que tem como objetivo dar a conhecer e divulgar o trabalho que os estabelecimentos de ensino do Concelho têm vindo a desenvolver no âmbito da educação e sensibilização ambiental dos seus alunos.

Para finalizar, destaque ainda para a publicação de mais uma edição da newsletter “LC Sustentável”, cuja temática é a efeméride em causa, bem como o projeto Mancha Branca. A newsletter encontra-se disponível para download no site da Autarquia (www.cm-loule.pt).

CM-Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.