Alcoutim

ALGAR aumenta quantidade de resíduos recicláveis recolhidos nas escolas

ALGAR divulga resultados do concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos da Escola” 2012/2013

Com o apoio da Sociedade Ponto Verde (SPV), a ALGAR, empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos no Algarve, promoveu no ano letivo de 2012/2013 o concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos da Escola”, dirigido a todas as escolas da região do algarve, do 2º, 3º ciclo e secundário.

O objetivo foi, através do desenvolvimento de um conjunto de atividades, ajudar a comunidade escolar a criar um plano para a gestão dos resíduos e melhorar o seu processo de recolha seletiva.

Como incentivo à implementação dos Planos de Gestão dos Resíduos que as escolas tiveram que desenvolver e implementar, a ALGAR e a SPV disponibilizaram equipamentos para a deposição seletiva dos recicláveis – Ecobags para as embalagens de papel/cartão, vidro e plástico/metal, contentores para os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e Pilhões para pilhas e acumuladores.

O objetivo deste projeto foi sensibilizar alunos, professores, funcionários e encarregados de educação para a importância da separação/triagem e valorização dos diferentes tipos de materiais recicláveis, bem como estimular a adoção de comportamentos que respeitem a natureza e o meio ambiente, alterando os hábitos e mentalidades não só da população escolar mas também da comunidade onde estão inseridos, diz José Perdigão Administrador da ALGAR.

O concurso contou com a adesão de 11 escolas (EBI Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, Secundária Tomás Cabreira, EBI/JI José Carlos da Maia, Agrupamento Escolas Montenegro, EB 2,3 Eng.º Nuno Mergulhão, Escola Secundária de Loulé, EB 2,3 Professor Paula Nogueira, Secundária Júlio Dantas

EB2,3 de Martinlongo, EBI Alcoutim, Colégio Nossa Senhora do Alto), abrangendo uma população de 6389 alunos.

Realizaram-se diversas atividades com vista à redução, reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos, nomeadamente, ações de sensibilização nas escolas, visitas de estudo às instalações da ALGAR e caracterização dos resíduos produzidos em cada uma das escolas participantes. Foi ainda pedido que os alunos e professores elaborassem um plano para a gestão dos resíduos e o colocassem em prática. Durante dois meses (março e abril) contabilizaram-se os resíduos produzidos e no total foram encaminhados para reciclagem 13.356,87 kg.

 grafico

Comparativamente com o mesmo período do ano anterior, a ALGAR verificou um aumento das quantidades recolhidas nas escolas participantes na ordem dos 32%.

Para apuramento da escola vencedora do concurso, as quantidades de resíduos recicláveis recolhidos foram analisadas tendo em conta a produção per capita kg/aluno. E a escola que apresentou o melhor resultado no “Ranking de Resíduos Recicláveis Recolhidos” foi a EBI de Alcoutim, com uma produção de 6.96 kg/aluno, seguindo-se depois a EB2,3 de Martinlongo com 5,51 kg/ aluno e a EB1/JI José Carlos da Maia com 3,83kg/ aluno.

A escola vencedora recebeu no dia 5 de junho (Dia do Ambiente), nas suas instalações, como reconhecimento pelo mérito alcançado, uma conferência sobre o tema “A Vida dos Resíduos”. Esta conferência contou com um painel de oradores que representam os vários intervenientes no ciclo da valorização dos resíduos sólidos urbanos na região.

Assim, estiveram presentes o Engº Jorge Palma, Técnico de Ambiente da Câmara Municipal de Alcoutim, o Prof. António Amorim Diretor do Agrupamento a que pertence a Escola EBI de Alcoutim, a Dra. Maria João Carolino, Responsável pela Comunicação e Imagem da ALGAR e a Dra. Ana Barrela, Técnica da SPV, que utilizando as novas tecnologias, ligou-se a partir de Lisboa por vídeo-conferência a Alcoutim, para poder comunicar com os cerca de 100 alunos presentes.

O recurso à vídeoconferência por parte da SPV, em vez da sua deslocação ao Algarve, permitiu à empresa reduzir a pegada de carbono, através da diminuição da emissão de combustíveis fósseis (CO2), para a atmosfera.

A conferência contou também com as presenças do Presidente da Junta de Freguesia de Alcoutim, Manuel Mestre e o Administrador Delegado da ALGAR, Dr. José Perdigão.

No final do evento, todos os participantes foram presenteados com os ecobags da SPV para que continuem a fazer a separação seletiva das embalagens recicláveis.

Dado o sucesso deste projeto a ALGAR pretende repetir o concurso no ano letivo de 2013/2014, com o objetivo de continuar a passar a mensagem de que as boas práticas ambientais desenvolvidas poderão trazer inúmeros benefícios no que respeita à qualidade de vida e desenvolvimento, não só do espaço escolar mas também de toda a comunidade e contribuir para a formação pessoal destes futuros cidadãos.

Categories: Alcoutim, Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.