Aljezur

Participantes de concurso escolar “RECICLARte” premiados pela ALGAR

reciclar

O Município de Aljezur lançou um concurso escolar, denominado RECICLARte, cujo objetivo principal era motivar as crianças para a conservação do Ambiente, dos recursos naturais e culturais do concelho de Aljezur, em particular para a reciclagem e recolha seletiva de resíduos, contribuindo para o aprofundamento de competências nas áreas de ciências naturais, da expressão plástica e artística e da língua portuguesa.

O concurso foi dirigido aos alunos do pré-escolar ao 3º ciclo, onde, de acordo com o nível de ensino, lhes foi pedido que elaborassem objetos a partir de resíduos ou materiais recicláveis, desenhos, contos e cartazes que incentivassem a prática da política dos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

No dia 5 de Junho (dia do ambiente) realizou-se a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores, a sessão decorreu no espaço exterior do edifício da Câmara Municipal, pelas 10h30. O concurso contou com 130 trabalhos, os quais foram selecionados com base na adequação aos objetivos do concurso, qualidade da apresentação e originalidade.

A ALGAR, além de ter participado como júri no concurso, entregou prémios de participação a todos os concorrentes, nomeadamente brochuras educativas e Ecobags (ecopontos domésticos).

Os vencedores das várias categorias foram:

Categoria de construção de um objeto (Pré escolar)

Escola EBI/JI de Aljezur

– Sala 4 – Turma dos Pestinhas;

Categoria faz um postal (1.º Ciclo)

Escola EB1 do Rogil

– António Custódio;

– Tomás de Jesus;

– Beatriz Silva,

Categoria escrita de um conto (2.º Ciclo)

Escola EBI/JI de Aljezur

– Ana Beatriz Rodrigues com o conto “ A Grande Viagem da Lontrinha”;

– Diogo Cortez Fonseca Rosa com “Um Planeta Saudável”;

– João Artur com “Lontrimóvel”.

Categoria elaboração de um cartaz (3.º Ciclo)

Escola EBI/JI de Aljezur

– Francisca Duarte;

-Neuza Piçarra;

– Sophia Hotzel.

O trabalho premiado do pré-escolar recebeu um vale para aquisição de materiais pedagógicos para a sala, e os 3 premiados de cada um dos ciclos (1º, 2º e 3º) receberam um microscópio, um planetário e um guia de aves, respetivamente.

Os melhores desenhos vão ser reproduzidos em formato de postal e enviados por correio à população de Aljezur, juntamente com a fatura da água, os contos selecionados vão ser editados numa pequena brochura e divulgados à população, os cartazes vencedores serão reproduzidos e colocados em locais públicos no município de Aljezur, para sensibilização da população.

Todos os trabalhos vão ficar expostos ao público, no edifício da Câmara Municipal de Aljezur e vão ser divulgados no site do Município de Aljezur.

Categories: Aljezur

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.