AGENDA

Exposição Coletiva de Artistas do LAC

Inauguração dia 14 de Junho às 18h | Centro de Interpretação da Vila do Bispo

lac

A. Pedro Correia | Eduarda Coutinho | Henrique Pereira | Jorge Pereira | Raymond Dumas

O LAC – Laboratório de Actividades Criativas, numa parceria com o Município da Vila do Bispo apresentam uma Exposição Colectiva de Artistas do LAC.

A inauguração é no dia 14 de Junho, pelas 18h, no Centro de Interpretação da Vila do Bispo.

O PRALAC – Programa de Residências Artísticas do LAC veio suprir a necessidade sentida de um programa que estabelecesse ligações com a região da cidade de Lagos e/ou com outros artistas residentes no LAC ou com o próprio edifício, cruzando experiências, intensificando diálogos, criando relações pessoais e artísticas em rede.

O PRALAC comporta três tipologias: projectos anuais, de curta duração e pontuais, oferecendo locais de trabalho para a criação artística, destinados a artistas locais, nacionais e internacionais.

Os projectos anuais são dirigidos a artistas residentes na zona de Lagos e o LAC disponibiliza 14 celas para projectos que se adaptem ao local, nomeadamente nas artes visuais e música. Os projectos são avaliados pela sua originalidade, metodologia e organização, sendo apenas consideradas propostas de índole experimental e não comercial.

Exposição de 14 de Junho a 31 de Julho de 2013

Horário: 2ª a 6ª feira, das 10h às 16h30

Estrada Nacional 268 (antigo Mercado Municipal)

Entrada Livre.

O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma associação cultural sem fins lucrativos formada em 1995 e com sede na Antiga Cadeia de Lagos. O edifício projectado por Cottinelli Telmo e cujos alicerces estão edificados sobre um antigo convento, é um local com história fazendo parte integrante da cidade. Construído com outros objectivos, revela actualmente uma dicotomia interessante entre prisão / reclusão VS espaço de criatividade / liberdade; ao tornar-se espaço de criação reconverteu assim os moldes da sua existência, agora as celas são espaço de ateliê para artistas e a sua utilização e trabalho contribui para a revitalização do edifício, dotando-o de uma nova história. A associação é um espaço de residências artísticas que tem como prioridade desenvolver e alargar o PRALAC – Programa de Residências Artísticas no LAC, com o objectivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região e especialmente na zona do Sudoeste Algarvio.

Desenvolve diversos projectos internacionais, como ARTURb – Artistas Unidos em Residência e ROOTS.

Em 2012, inaugura a Galeria LAR, espaço de tertúlia e partilha nas diferentes vertentes artísticas. A Galeria é parte integrante do edifício destinado a alojar artistas integrados nas residências do LAC.

O LAC é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal, Secretário de Estado de Cultura/ Direcção Geral das Artes.

Categories: AGENDA, Vila do Bispo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.