AGENDA

VILAMOURA | Gastrenterologia e Hepatologia em destaque no segundo dia da Semana Digestiva

  • A problemática das novas normas de orientação clínica
  • Hepatite C, experiências com novas terapêuticas – apresentação dos dados de uma experiência nacional
  • Helicobacter Pylori – 30 anos depois o que mudou?

semana

O segundo dia de trabalhos da Semana Digestiva, quinta-feira, dia 13 de Junho, inicia-se com várias comunicações nos campos da doença inflamatória do intestivo e do fígado. Às 11h30 decorre, na Sala Fénix II, o simpósio “Normas de Orientação Clínica – A Doença Inflamatória do Intestino como Modelo”, que conta com a participação dos especialistas Paulo Fidalgo, Ana Catarina Pinto e do economista da saúde Miguel Gouveia que vão abordar, respetivamente, as normas de orientação clínica (NOC’s), a questão dos biossilimares e os custos em saúde.

Os avanços em hepatites virais serão o foco do segundo simpósio do dia que vai discutir a terapêutica finita da hepatite B, o contexto epidemiológico da hepatite E, e discutir as experiências com novas terapêuticas em hepatite C. Neste último ponto serão apresentados os dados de uma experiência nacional realizada por Fátima Serejo, Gastrenterologista do Hospital de Santa Maria.

Do programa do dia faz ainda parte a Conferência “Helicobacter Pylori, 30 anos depois”, um balanço das 3 décadas das inovações desde a descoberta desta bactéria que se estima que afete mais de metade da população mundial e que é responsável por mais de 90% dos casos de úlceras. Às 16h30 realiza-se, na Sala Fénix I, o momento endoscópico, que incidirá sobre “os novos anticoagulantes orais e a endoscopia digestiva”.

A Semana Digestiva, é um dos mais importantes eventos científicos do ano e o maior na área da Gastrenterologia e áreas conexas. Pelo Centro de Congressos de Vilamoura vão passar, nos quatro dias do evento, mais de 800 especialistas.

QUINTA-FEIRA,  13 de Junho, Centro de Congressos de Vilamoura

è  “Normas de Orientação Clínica, a Doença Inflamatória do Intestino como Modelo” – Sala Fénix II – 11h30

è  “Avanços em Hepatites Virais” – Sala Fénix I – 11h30

è  “Helicobacter Pylori, 30 anos depois” – Sala Fénix II – 14h30

è  Momento Endoscópico “Os novos anticoagulantes orais e endoscopia digestiva” – Sala Fénix I – 16h30

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *