Albufeira

I Fórum de Educação e Formação do Algarve divulgou oferta formativa

Mais de meio milhar de alunos passaram pelo Espaço Multiusos de Albufeira

De 6 a 8 de junho, Albufeira acolheu o “OPTO.eu – I Fórum de Educação e Formação do Algarve”, que trouxe ao EMA mais de 500 alunos de diversas escolas da região, interessados em conhecer as opções de formação ao nível do ensino secundário, profissional e superior.

O evento contou com a participação de 20 expositores, que divulgaram a sua oferta educacional e formativa através de mostras, workshops, tertúlias, conferências, oficinas temáticas, demonstração de diversas profissões e propostas de animação.

O EMA foi dividido em três espaços distintos, onde decorreram demonstrações de mise-en-place, momentos musicais, palestras, aulas de biologia, animação feita por mimos, atelier de esteticismo e cabeleireiro, entre muitas outras ações. No exterior do recinto realizaram-se jogos tradicionais e um circuito de “TRIKES” (triciclos),que esteve a cargo dos alunos do CEF de Serralharia do Agrupamento de Escolas de Albufeira.

Entre os expositores estiveram o Agrupamento de Escolas Albufeira Poente; Agrupamento de Escolas de Albufeira; Agrupamento de Escolas de Ferreiras; Instituto Politécnico de Bragança; Instituto Politécnico de Beja; Instituto Piajet (Silves); Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT); Universidades Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa); Universidade do Algarve; Universidade de Aveiro; Escola Superior de Atividades Imobiliárias; Escola Profissional de Alte; Associação Agostinho Roseta – Escola Profissional Pólo de Albufeira; Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro; Centro Dual Portimão; Etic – Algarve; Santa Casa da Misericórdia de Albufeira; IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude; Spot de Orientação; e INUAF- Instituto Superior D. Afonso III.

O “I Fórum de Educação e Formação do Algarve” foi organizado pelo Município de Albufeira, em parceria com a Direção de Serviços da Região Algarve da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e que contou com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Albufeira.

“Com esta iniciativa pretendemos divulgar as ofertas formativas quer do ponto de vista da educação formal/ académica, quer do ponto de vista da formação profissional, na tentativa de ajudar a definir as opções que mais se adaptem aos jovens”, realçou José Carlos Rolo, presidente da Autarquia de Albufeira.

Para Paulo Dias, vereador do Empreendedorismo, a iniciativa representou “o ponto de partida para que Albufeira acolha todos os anos um fórum onde possa haver esta interação entre quem procura e quem oferece formação” acrescentando ainda que “com o feedback que recebemos de expositores e participantes e com as sugestões que acolhemos, teremos um 2º OPTO.eu ainda mais participado e apelativo”.

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *