Olhão

205.º aniversário da cidade

No dia 16 de junho, houve festa em Olhão – comemorou-se o Dia da Cidade, assinalando-se o 205.º aniversário da expulsão dos franceses da cidade pelos bravos olhanenses, que assim se libertaram do domínio estrangeiro. Inaugurações, uma sessão solene emotiva e espetáculos musicais marcaram este dia de celebrações na cidade cubista.

Na última sessão solene do 16 de junho como presidente, Francisco Leal fez questão de fazer um balanço de algumas das obras que marcaram os seus mandatos. “Desde sempre, procurámos orientar o trabalho na autarquia com uma estratégia de desenvolvimento. Alguns sorriam com desdém. Hoje, muitos já reconhecem que é preciso haver uma linha definida. Já em 1995 concebemos um plano estratégico de desenvolvimento e foi por ele que nos guiámos ao longo destes anos para crescer de forma sustentada”, comentou o autarca olhanense, lembrando que a estratégia continua a ser a de olhar para o futuro, agora com um plano que prevê o horizonte de 2025 e cujas linhas mestras foram apresentadas no encontro realizado na segunda-feira, 17 de junho, intitulado “Olhão, Caminhos de Futuro”.

Em todos os momentos senti que a população estava ao meu lado e que podia ir mais além”, reconheceu o autarca, num discurso que foi aplaudido de pé por todos os presentes nesta cerimónia especial, por ser a última com Francisco Leal a liderar a autarquia olhanense. O edil foi mesmo alvo de uma homenagem por parte da Liga dos Bombeiros Portugueses e do Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão, que o distinguiram com o crachá de ouro daquela instituição, por ter dedicado, desde 1979, a sua amizade e trabalho ao corpo de bombeiros. Também os Bombeiros Municipais de Olhão receberam idêntica distinção da Liga pelos 75 anos de atividade.

Durante a sessão solene do Dia da Cidade de Olhão, como sempre acontece, foram entregues medalhas de mérito municipal ao jornal O Olhanense (grau ouro), Ruben Faria (grau prata) e ao jornal Brisas do Sul (grau bronze) e ainda, a título póstumo, a medalha de grau ouro ao Cónego Gilberto Sousa. Este foi também o dia de destacar os funcionários do Município com 25 anos de serviço com a Medalha de Bons Serviços e Dedicação.

J. M. Andrade

Categories: Olhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.