Loulé

Cerimónia do Hastear de Galardões Ambientais nas Praias do Concelho

Realizou-se no passado dia 27 de junho, a cerimónia oficial do hastear de galardões de carácter ambiental (Bandeira Azul, Bandeira de Ouro e Bandeira de Praia Acessível) às praias do Concelho de Loulé, que contou com a participação de representantes de diversas entidades, nomeadamente APA/ARH Algarve, Capitania do Porto de Faro, ERTA, ARS Algarve, Município de Loulé e Juntas de Freguesia de Quarteira e Almancil.

O Município de Loulé tem vindo a desenvolver um vasto trabalho na preparação das praias para a prática balnear pelo que atualmente todo o litoral do Concelho apresenta elevados padrões de segurança e qualidade ambiental. O empenho da Autarquia tem-se revelado determinante na criação de parcerias e na articulação com outras entidades e personalidades, sobretudo no que concerne à logística e à preparação de candidaturas, onde se inclui o Galardão Bandeira Azul.

O contacto direto que o Município mantém em permanência com as populações e a grande capacidade de mobilização de meios que asseguram uma boa imagem das praias e proporcionam um bom acolhimento aos banhistas e turistas que nos visitam é a expressão dessa intervenção de proximidade que começa a ganhar visibilidade junto dos cidadãos com a regularização da plataforma das praias e com a instalação de equipamentos como passadeiras, painéis de informação, entre outros.

Esta oferta qualificada tem vindo regularmente a ser alvo de distinção, particularmente através da atribuição do Galardão Bandeira Azul, que pelo segundo ano consecutivo contemplou todas as praias do concelho.

A acessibilidade e mobilidade para todos é hoje em dia outro fator importante na escolha e preferência de um destino turístico. Convém salientar que neste segmento se incluem para além dos deficientes em geral uma faixa considerável da terceira idade idade. Assim, o Município tem vindo gradualmente a adaptar as suas zonas balneares às mais diferentes condições humanas conferindo-lhes o devido espaço na comunidade. Nesta época balnear as praias de Vilamoura, Quarteira, Forte Novo, Loulé Velho, Vale do Lobo e Garrão Poente, foram distinguidas com o Galardão Praia Acessível, o que corresponde a 60% da área de praia, com tendência para uma acessibilidade total do litoral do Concelho a curto/médio prazo.

Uma referência especial também para o Galardão “Praias com Qualidade de Ouro” da QUERCUS, que contemplou 90% das zonas balneares do concelho e que se baseia num rigoroso historial de cinco anos consecutivos de excelência da qualidade da sua água balnear.

Neste dia assinalou-se também o início da implementação das atividades de educação ambiental do Programa Bandeira Azul 2013, onde se destacam a realização de um filme promocional do Concelho sobre a temática do património natural e cultural, ações de vigilância da praia, percursos pedestres e visitas guiadas em áreas naturais, a apresentação de ateliês de teatro e exposições. Entre outras entidades, estas ações envolvem a participação da Associação de Guias da Portugal – Núcleo de Loulé, Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento de Loulé, Associação António Aleixo e do Gabinete de Desporto da Universidade do Algarve.

No domínio da informação ao público, o Guia Bandeira Azul e os inúmeros painéis colocados nas principais entradas das praias, são os principais meios de divulgação.

O Centro Azul de Quarteira será mais uma vez o ponto de referência para todos os banhistas e cidadãos que necessitem de informações ou queiram participar em inúmeros jogos de praia e diferentes ateliês ambientais.

Nesta época balnear, o concelho de Loulé e em particular as suas praias são seguramente uma magnífica opção para as férias. Mais informações em www.cm-loule.pt.

CM-Loulé

Categories: Loulé, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.