Faro

PAULO NEVES: Carta Aberta a S. Excias as Ministras das Finanças e da Justiça

Palácio Belmarço - Faro

Palácio Belmarço – Faro

Excelências,

O Município de Faro entregou em posse plena, livre de ónus e gratuitamente ao Governo da República, as instalações do designado Palácio Belmarço. As obras de beneficiação foram suportadas também pelo município e por fundos europeus custando mais de um milhão de euros.

V. Excias não lhe quiseram dar o destino que estava subjacente à cedência, a instalação do Tribunal da Relação do Algarve, aprovado em Lei da Assembleia da República, da qual fui subscritor com o Dr. Luís Filipe Madeira. Não quiseram dar-lhe outra utilidade pública, sequer a sua devolução ao nosso município.

Pior, mandaram entaipar todos os acessos do exterior, protegendo o interesse patrimonial para a sua venda a quem oferecer mais. Não apoiamos nem a primeira opção nem a segunda.

Não apoiamos a primeira opção, e Vossas Excelências se conhecessem a sua localização e envolvente, estou certo concordariam comigo, pois que o Estado assim favorece o abandono dos centros das cidades, dando péssimo exemplo, nem favorece a divulgação dos recursos patrimoniais para visita e fruição do público, no caso, tão próximo do local da entrada de Afonso III no castelo aquando da reconquista cristã deste território e reino do Algarve que distingue Faro e a nossa história no contexto nacional. Nem apoiamos a segunda pelas razões politicas óbvias já mencionadas no primeiro parágrafo da presente missiva.

Nestes termos insto a que aceitem propor ao município de Faro, não a sua imediata devolução, porque defendemos o objetivo da sua cedência inicial, mas, que até lá, as portas (e janelas) sejam abertas à visita do público e turistas apoiando a vida e comércio local não prejudicando mais, como está, a imagem da cidade também com o descuido do Estado.

Creia-me com a maior consideração, na expetativa de breves notícias, certo que não estou contribuindo para o aumento de despesa pública mas sim da valorização do meu município, porque nós gostamos de Faro.

Paulo Neves (candidato do PS à Câmara municipal de faro)

Foto: adefesadefaro

Categories: Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.