Albufeira

Epic Sana Algarve inaugurado pelo Presidente da República

O EPIC SANA Algarve, o primeiro resort da SANA Hotels em Portugal, foi inaugurado oficialmente pelo Presidente da República no dia 28 de junho. Aberto ao público desde março de 2013 em regime de soft opening, resulta de um investimento de 65 milhões de euros e gerou 170 postos de trabalho diretos.

A inauguração contou ainda com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes e do Presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, para além de muitas outras individualidades civis e militares.

O Presidente da República presidiu à Inauguração do Hotel, realçando: “ Esta localização deste hotel tem para mim um significado muito especial (recordamos que Cavaco Silva tem residência de férias neste concelho). A atividade turística constitui um fator estratégico da economia portuguesa. Pelo emprego que cria, pelas exportações de bens e serviços que promove, configura-se como o verdadeiro motor da recuperação da economia portuguesa. Apesar de todas as incertezas, nós sabemos que o Turismo registou algum crescimento no ano de 2012 e os indicadores disponíveis para os primeiros meses deste ano vão também em sentido positivo. Os empresários do setor, reconhecendo as potencialidades turísticas do nosso país, têm continuado a investir, a criar emprego, a afirmar a sua competitividade através da diferenciação e da qualidade. Portugal conta com o setor do Turismo para o relançamento da sua economia. Nos tempos que nós vivemos, o crescimento económico e a criação de emprego não podem deixar de ser uma primeira prioridade da ação dos agentes políticos. É preciso mobilizar os empresários privados para o relançamento da nossa economia porque são eles que investem, que exportam, que inovam e que criam emprego. As intenções de investimento que existem no nosso País têm que ser estimuladas, acarinhadas e acompanhadas em permanência pelos agentes políticos para que as teias da burocracia não levem os empresários portugueses a adiarem as suas decisões, a desistirem dos investimentos, ou mesmo a procurarem novas paragens. Nos tempos que correm, os agentes políticos não podem ficar sentados nos seus gabinetes à espera que os investidores estrangeiros lhes batam à porta. Nos tempos atuais, os agentes políticos portugueses têm que detetar, na cena internacional, aqueles que querem realizar investimentos, explicar-lhes e convencê-los das potencialidades do nosso País, das vantagens que a localização em Portugal oferece”, felicitando “o Grupo Sana pelos investimentos avultados que tem vindo a realizar e esta unidade que nós inauguramos hoje aqui, é um sinal da confiança no futuro do nosso País e é um sinal para os outros empresários. Os indicadores disponíveis, neste momento, levam-me a afirmar que os nossos empresários cometem um erro se continuarem a adiar as suas decisões de investimento”.

Para o Presidente do Grupo Sana Hotels, Comendador Nazir Din, “o dia de hoje marca o final feliz de uma história antiga e um promissor início de uma nova era para o extraordinário local onde nos encontramos. A par da infraestrutura hoteleira e turística de exceção que hoje temos o privilégio de vos apresentar, o facto é que este local é hoje, pela mão da Sana Hotels, o fruto da fusão perfeita entre o trabalho do Homem e o labor da Mãe Natureza, num local onde o abandono de um projeto imobiliário de habitação já em fase de execução parecia ter destinado toda esta área a um desolador esquecimento que perdurou por décadas. A determinação e a energia da Sana Hotels vieram mudar o rumo da História. A Sana Hotels orgulha-se, por isso, do resultado da sua perseverança, o cenário verdadeiramente idílico onde hoje temos a felicidade de vos receber e a verdade é que a materialização do cenário idealizado supera todas as expetativas”.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Marlene Silva, felicitou “o Grupo SANA HOTELS, em particular ao Comendador Sr. Názir Din, por mais este empreendimento e desejando os melhores votos de sucesso. Aos trabalhadores que aqui desenvolverão a sua actividade desejo, também, os melhores desempenhos profissionais. A inauguração desta nova unidade hoteleira de 5 estrelas constitui, sem dúvida alguma, um marco importante na ampliação da capacidade de acolhimento turístico do concelho, reforçando, igualmente, a qualidade da nossa oferta hoteleira e da região do Algarve. Mas representa, também, um aspeto muito importante. Representa mais desenvolvimento económico local; significa mais postos de trabalho; traduz-se num aumento do bem-estar social; e significa, sobretudo, o acrescentar de novas perspectivas de vida, novas ambições para um conjunto de famílias que direta ou indiretamente beneficiarão da existência desta unidade hoteleira. Paralelamente, revela uma contínua afirmação de Albufeira como a “Capital do Turismo” portuguesa. Mas tal não seria possível se o Município não tivesse tido, na última década, um particular cuidado no que diz respeito à criação de um conjunto de infra-estruturas complementares que, por exemplo, rodeiam este belíssimo hotel. Refiro-me, evidentemente, ao árduo trabalho levado a cargo pela Autarquia em diversas frentes, nomeadamente na limpeza das praias e das linhas de água, no tratamento de águas residuais e no cumprimento de vários critérios relacionados com a segurança e qualidade das zonas balneares, como as acessibilidades e o controlo da qualidade da água. Como resultado, Albufeira é reconhecida mundialmente pela qualidade das nossas 20 praias de bandeira azul, reconhecidas bem recentemente pela Quercus com a Qualidade de Ouro. Pelas razões que acabei de enumerar, estou convicta, que o Grupo SANA HOTELS encontrará aqui um enquadramento que lhe permitirá desenvolver a sua actividade económica com o maior dos sucessos”. A terminar, Marlene Silva reiterou, “mais uma vez, a total disponibilidade do Município de Albufeira, como de resto tem sido o nosso apanágio, em apoiar o Grupo SANA HOTELS no desenvolvimento de projetos tão importantes como aquele que estamos aqui hoje a inaugurar”.

Estrategicamente localizado sobre a praia da Falésia, em Albufeira, o EPIC SANA Algarve é o exemplo perfeito de integração com a natureza. No total, são oito hectares de terreno que convidam a desfrutar do melhor que o Algarve tem para oferecer, hospitalidade, sol, praia, piscina, natureza, gastronomia e muita diversão.

O primeiro hotel da SANA Hotels na região oferece 162 quartos, 24 Resort Suites, 43 apartamentos, três restaurantes, três bares, seis piscinas, um Kids Club, um Baby Club, 1500 metros quadrados de SPA e um extraordinário Centro de Congressos. O conceito EPIC engloba os hotéis cinco estrelas do Grupo SANA, unidades que proporcionam requinte e elegância em cada espaço e rigor e personalização em todos os serviços.

Jorge Matos Dias, PlanetAlgarve

Categories: Albufeira, Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.