Loulé

“Linha de Luz” inspira Residência Internacional de Artistas

 cecal

O CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé, estrutura cultural multidisciplinar localizada no Parque Municipal de Loulé, vai promover uma Residência Internacional de Artistas, entre os dias 15 e 31 de agosto.

Integradas no âmbito da Arte Pública Efémera, na cidade de Loulé, com o tema “Linha de Luz”, as residências a concurso destinam-se a artistas nacionais e internacionais. Durante as duas semanas de duração das residências, os artistas selecionados irão desenvolver os seus projetos em zonas específicas, pré-determinadas pelos responsáveis da Divisão de Cultura da Autarquia e pelos tutores do projeto.

São objetivos desta iniciativa criar um espaço de reflexão capaz de ser propício ao desenvolvimento de trabalho artístico, produzir um contexto de trabalho site specific e contribuir para a criação artística em geral e, em particular, proporcionar qualitativamente um ambiente culturalmente dinâmico no concelho de Loulé e da Região do Algarve.

Por outro lado, pretende-se disponibilizar e cruzar o conhecimento gerado na Licenciatura de Artes Visuais, do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve, com outros protagonistas da arte contemporânea  e da comunidade local, dando oportunidade aos  artistas de criarem novas obras e de partilhar/cruzar ideias e eventualmente trabalharem em colaboração.

Estas residências visam ainda acrescentar valor à cidade de Loulé com intervenções de artistas, proporcionando um contacto alargado com o público interessado com o trabalho realizado na “residência”.

Os projetos serão acompanhados pelos artistas Xana, Pedro Cabral Santo, Rui Sanches, Tiago Batista e Susana de Medeiros, docentes do Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve.

Os candidatos terão apoio criativo, de acompanhamento e técnico durante o trabalho e deverão aceitar trabalhar com recursos materiais limitados e estar interessados numa abordagem relacional com o espaço. Deverão ainda estar disponíveis para permanecer em residência a tempo inteiro, durante o período em que se realiza o evento e autorizar a publicação de documentação sobre o seu trabalho nos materiais publicados pela organização.

Por outro lado, deverão desenvolver um processo criativo autossuficiente e dentro do tema proposto.

O Júri do concurso que fará a seleção dos candidatos é constituído por dois docentes da licenciatura em Artes Visuais e um representante da Câmara de Loulé.

O concurso para estas residências decorre até ao final do mês de julho e os interessados deverão enviar o currículo atualizado, portfólio e carta de motivação que inclua uma breve descrição de ideias a serem desenvolvidas durante a residência, em português e inglês.

O preço da residência 50 Euros.

As candidaturas poderão ser enviadas para o e-mail dcm@cm-loule.pt ou para o endereço Divisão de Cultura e Turismo, Rua Vice Almirante Cândido dos Reis, nº 36, 8100 Loulé.

CM-Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.