AGENDA

Requalificação Paisagística no Município

Serviços municipais apostam numa melhoria contínua dos espaços verdes da cidade

 

O Município de Albufeira tem vindo a desenvolver diversos trabalhos de requalificação paisagística no eixo viário e espaços adjacentes à Avenida dos Descobrimentos, na zona envolvente ao edifício dos Paços do Concelho e em determinadas áreas das zonas de Montechoro e Marina de Albufeira.

O projeto de arquitetura paisagística para estes espaços insere-se num vasto plano de reconversão urbana levado a cabo pela Câmara Municipal de Albufeira, com o objetivo de proceder à requalificação do ambiente em meio urbano numa perspetiva de valorização ambiental.

Esta ação, desenvolvida de forma faseada, incidiu na requalificação dos espaços adjacentes e a sul da Avenida dos Descobrimentos, no troço Brisa Sol – Rotunda das Minhocas, através da remoção das sebes limitadoras dos espaços verdes e de arbustos dispersos nestas áreas, de forma a possibilitar a multiplicação vegetativa da relva existente. O Município procedeu, ainda, ao redimensionamento e automatização do sistema de rega, bem como à projeção da hidrossementeira de relvado que permitirá uma rápida cobertura do solo, diminuindo as necessidades hídricas.

Numa fase posterior do projeto, os serviços municipais da divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes procuraram requalificar outros espaços verdes do concelho, através da criação de zonas relvadas, plantação de árvores e plantas, e repovoamento de herbáceas. As intervenções passaram, ainda, pela construção e automação da rede de rega, aumento da rede de aspersores e pulverizadores.

“As intervenções têm sido efetuadas com recurso a meios internos, sem que tal se traduza em custos para o Município. Só para que se tenha uma ideia, os trabalhos de requalificação do eixo viário estão avaliados em mais de 80 mil euros”, destaca José Sequeira, vereador do pelouro do Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes, acrescentando que “o principal objetivo desta requalificação passa por criar uma imagem agradável do concelho, com zonas de permanência confortáveis e dotando o espaço de condições ambientais e de vivência urbana que confiram qualidade de vida a residentes e turistas”.

Estas ações de requalificação paisigística vem, ainda, contribuir para uma redução das necessidades hídricas e dos custos operacionais, para além de permitir a uniformização e aumento dos espaços verdes, diminuindo o impacto ambiental do trânsito rodoviário.

CM-Albufeira

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.