Albufeira

PS | Apresentação pública dos candidatos às Autárquicas 2013

O Partido Socialista de Albufeira e a candidatura de Fernando Anastácio promoveram ontem à noite a cerimónia de apresentação pública dos seus candidatos aos órgãos autárquicos do Município de Albufeira. A iniciativa teve lugar no Hotel Paraíso de Albufeira.

A cerimónia, com jantar, teve como convidado especial o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e membro da Comissão Política Nacional do PS, António Costa.

Usaram ainda da palavra, o candidato do PS à Presidência da Câmara Municipal de Albufeira, Fernando Anastácio, bem como o Candidato à Presidência da Assembleia Municipal, Francisco Oliveira, a mandatária da candidatura, Maria Teresa Silva, Ana Pereira, do núcleo da juventude da Plataforma Cívica Albufeira Consigo e Emília Sousa, em nome das Mulheres Socialistas do Algarve.

Destaque para a presença da ex-deputada e ex-eurodeputada socialista Jamila Madeira, do presidente da federação do PS Algarve António Eusébio e o deputado socialista Miguel Freitas, entre outros. Outro destaque vai para o ex-autarca albufeirense xavier Xufre, que assumiu o seu apoio à candidatura de Fernando Anastácio.

Antes da apresentação dos candidatos, teve lugar um momento de humor com o conhecido comediante de Stand Up Comedy, Aldo Lima, que inundou a sala de boa disposição, gargalhadas e sorrisos.

Candidatos do PS aos Órgãos Autárquicos de Albufeira

Câmara Municipal

Presidência: Fernando Anastácio – De ascendência algarvia, natural de Lisboa, com 56 anos de idade, casado, pai de quatro filhos, reside em Albufeira desde 1985. Licenciado em direito, na área das Ciências Jurídico-Económicas pela Faculdade da universidade Clássica de Lisboa, é advogado em Albufeira, onde exerce há cerca de 25 anos. Está também ligado à atividade empresarial, particularmente no setor do Turismo. Tem tido larga participação no movimento associativo do Concelho, sendo associado da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Clube Pesca e Náutica Desportiva de Albufeira, Moto Clube de Albufeira e Associação Humanitária Solidariedade Albufeira. Foi ainda presidente do Imortal Desportivo Clube. No âmbito das responsabilidades institucionais em organismos ligados ao setor do Turismo, foi Presidente da Associação para a Promoção do Turismo de Albufeira e Vogal e Vice-Presidente do Turismo do Algarve. Enquanto autarca, exerceu funções de Vereador na Câmara Municipal, tendo sido também membro da Assembleia Municipal, onde liderou o Grupo Socialista. Foi ainda membro da Assembleia Intermunicipal do Algarve.

Militante do Partido Socialista desde 1986, exerceu diferentes cargos a nível concelhio, distrital e nacional, sendo atualmente membro da Comissão Política e do Secretariado da Federação do PS Algarve e membro da Comissão Nacional do Partido Socialista.

Fernando Anastácio, incondicional adepto da abertura política à cidadania, é apoiado, nestas eleições, pelo Movimento Cívico Albufeira Consigo.

Vem por uma causa: Devolver a Albufeira o prestígio, a liderança e a credibilidade perdidos para outros Concelhos nos últimos 12 anos.

Vereação:

CÉLIA Maria Calado PEDROSO – Professora do Ensino Secundário, foi Presidente do Conselho Executivo e Diretora da Escola Secundária de Albufeira. Decidiu integrar a equipa do PS para a Câmara municipal de Albufeira, liderada por Fernando Anastácio, por acreditar que se trada da pessoa certa para devolver ao Concelho e à Cidade a importância económica e de referência que tem vindo a perder no contexto regional.

ROGÉRIO NETO –44 anos, casado e pai de três filhas. Ligado à gestão, à Banca, à Hotelaria e à Animação Turística. Empresário da Restauração, é profundo conhecedor de um dos setores económicos que mais sofre os efeitos da política fiscal do governo e o aumento brutal das taxas e impostos municipais. Natural e residente em Albufeira, não tem ambição de fazer carreira política mas sente-se comprometido com a ideia de um projeto renovado e uma nova equipa disposta a devolver à Cidade e ao Concelho o prestígio e a liderança perdidos.

SÉRGIO BRITO –40 anos, casado e pai de dois filhos. É Gerente Bancário e Editor com forte ligação à comunidade. Considera que o Município precisa de uma nova equipa na gestão dos problemas autárquicos, com uma visão estratégica diferente, não comprometida com o passado recente. Defende, por isso, que é preciso cortar com a linha de continuidade de uma gestão ruinosa que, a manter-se, equivaleria a uma hipoteca sobre o futuro.

SARA Luísa Carvela SERRA – 42 anos, casada, residente em Albufeira, frequenta o Mestrado em Educação Básica. Todo o seu percurso profissional está ligado ao Ensino. Decidiu apoiar e integrar o projeto e a equipa liderada por Fernando Anastácio por uma questão de cidadania e por entender que pode contribuir para o progresso e a valorização de Albufeira e do seu Concelho.

INÊS de Barbosa MENDONÇA – 24 anos, natural de Albufeira, licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa e Mestra em Direito Administrativo pela Universidade Católica Portuguesa. Foi representante dos alunos na Assembleia da Escola Secundária de Albufeira. Decidiu integrar o projeto da equipa liderada por Fernando Anastácio por considerar que se trata de uma candidatura credível e séria.

NUNO PEIXOTO – 35 anos, casado e pai de um filho, natural de Albufeira, empresário do setor do Turismo. Licenciado em Ciências Políticas pela Universidade Lusíada, Lisboa. Foi Presidente da JSD Albufeira e Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Albufeira. É Sócio-Fundador e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Muay Thay de Albufeira e Vice-Presidente do Clube Desportivo Areias de S. João. Apoia a candidatura de Fernando Anastácio e aceitou integrar a sua lista porque entende que a Cidade e o Concelho precisam de uma nova gestão autárquica com novas ideias e outra determinação.

Suplentes: Maria Emília Sousa, Administrativa; Helen Fennel, Gestora; Adolfo Gregório, Gerente Bancário; Pedro Estrelo Rodrigues, Economista; Francelina Lourenço, Professora; Joaquim Sampaio, Empresário; Júlio Arez, Empresário da Restauração.

Assembleia Municipal

Presidência: FRANCISCO OLIVEIRA – Pai de quatro filhos, licenciado em Ciências Jurídicas, tem exercido profissionalmente como Advogado em Lisboa, em Londres e, desde há 25 anos, no Algarve. É membro da Assembleia Municipal de Albufeira há cerca de 20 anos e seu representante na Assembleia Intermunicipal do Algarve. Foi assessor de dois Governadores Civis. Tem tido uma vasta participação cívica, sendo membro de diversas associações, designadamente dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. Foi interveniente ativo, enquanto estudante, na Faculdade de Direito de Lisboa e é, desde então, militante de base do PS, pertencendo à Concelhia de Albufeira e à Comissão Política da Federação Distrital do PS.

Juntas de Freguesia – Candidatos à Presidência

União das Freguesias de Albufeira e Olhos de Água – RICARDO CLEMENTE – 40 anos, natural de Albufeira, casado, tem uma filha. Licenciado em Economia pela Universidade Lusíada – Lisboa. Profissionalmente, tem exercido diversas funções de Consultor Empresarial. Atualmente, é empresário na área de Serviços e Remodelação de Edifícios e Hotelaria. Exerceu dois mandatos na Assembleia Municipal de Albufeira.

Freguesia de Ferreiras – FERNANDO GREGÓRIO – 62 anos, casado, candidato à presidência da Junta de Freguesia de Ferreiras, funções que já desempenhou entre 2001 e 2009. Foi membro da Assembleia Municipal de Albufeira e autarca na Junta de Freguesia local por três mandatos consecutivos. Além de autarca experimentado, regista igualmente uma vasta participação cívica no Desporto e em instituições locais.

Freguesia da Guia – DINIS DO NASCIMENTO – 31 anos, casado, natural da Guia, é o mais novo dos candidatos à Presidência das Juntas de Freguesia. Licenciado em Educação Física e Desporto e Professor há 8 anos. Faz parte do Guia Futebol Clube, onde desempenha funções de Coordenador Técnico do Futebol Juvenil. Candidata-se como independente nas listas do PS.

Freguesia de Paderne – MIGUEL COELHO – 52 anos, casado e pai de dois filhos, natural e residente em Paderne. Ex-Bancário, trabalhou no Crédito Agrícola de Albufeira. Tem um passado com mais de 30 anos de intensa participação cívica dedicada à sua terra. Tem ocupado vários cargos e funções no Padernense Clube e em outras instituições no Concelho. Exerceu o cargo de Presidente da Assembleia de Freguesia de Paderne durante um mandato.

Mandatária da Candidatura – MARIA TERESA SILVA – Natural de Portimão, Albufeira é a sua terra, onde exerce advocacia dese 1972. Mãe de dois filhos, presidiu à Delegação de Albufeira da Ordem dos Advogados. Enquanto autarca, foi Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira. Colaborou e apoiou diversas instituições com destaque para a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. Aceitou ser Mandatária da candidatura de Fernando Anastácio por acreditar nas suas capacidades de liderança política e de gestão para fazer face à herança ruinosa deixada pela maioria PSD há 12 anos na Câmara.

ANA PEREIRA – Membro da Plataforma Cívica Albufeira Consigo e Coordenadora do Grupo Jovem da Candidatura. 22 anos, solteira, natural de Albufeira, licenciada em Ciências da Comunicação, trabalha na área das Relações Públicas. Criativa e irreverente mas com alto sentido de responsabilidade e de abertura à cidadania e à participação cívica, tem liderado um movimento de jovens comprometidos com iniciativas solidárias e de apoio aos mais desfavorecidos e revê-se na candidatura de Fernando Anastácio. Integra desde a primeir hora a Direção da Plataforma Civica Albufeira Consigo, coordenando ainda o setor para a Juventude deste movimento.

Presidente da Comissão de Honra – BERNARDO TRINDADE (ex-Secretário de Estado do Turismo). Na impossibilidade de estar presente por motivos familiares, enviou uma mensagem escrita: “Portugal atravessa um momento muito difícil da sua vida coletiva. Nunca como agora as elites políticas foram tão contestadas. Esquecer ou escamotear esta realidade só agrava a relação entre eleitores e eleitos. As próximas eleições autárquicas podem constituir um momento de aproximação. Para isso, as candidaturas devem constituir a diferença. A candidatura de Fernando Anastácio é seguramente uma delas. No exercício de funções públicas, empresariais e associativas, Fernando Anastácio mostrou ser um profundo conhecedor da realidade económica e social de Albufeira, estando, por isso, em condições de ser o rosto de esperança no maior concelho turístico português. Uma candidatura bem sucedida é um sinal extremamente importante, não só para Albufeira mas para todo o Algarve, região onde se registam os maiores níveis de desemprego e com ele a respetiva desagregação social. Estamos, por isso, todos convocados. Convocados para uma mudança em nome de Albufeira, do Algarve e de Portugal”.

Texto e Fotos: Jorge Matos Dias – PlanetAlgarve

Veja também o discurso de FERNANDO ANASTÁCIO

Veja também os outros DISCURSOS

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.