A ALGAR, empresa responsável pelo Sistema de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Algarve e o Moto Clube de Faro, estão mais uma vez juntos na promoção de um Eco Evento| ALGAR. A “32ª Concentração Internacional de Motos”, que irá realiza-se este ano entre os dias 18 e 21 de julho, no Vale das Almas, a 7 km do centro da cidade de Faro, perto do Aeroporto e da Praia de Faro.
O objetivo é tornar uma das mais míticas concentrações motards da Europa, que todos os anos reúne milhares de motociclistas, num evento que respeita o meio ambiente, fazendo com que os participantes colaborem na deposição seletiva dos resíduos de embalagem (papel/ cartão, plástico/ metal e vidro).
Com a atribuição da categoria de Eco Evento, a ALGAR pretende minimizar o impacte ambiental que os eventos com elevada concentração de público produzem, garantindo que os resíduos recicláveis gerados sejam na sua totalidade encaminhados para reciclagem.
A ALGAR responsabiliza-se pela cedência dos equipamentos necessários à deposição dos recicláveis (2 Auto compactadores, um para o plástico e outro para o papel, 3 ecopontos metálicos de grande capacidade, para os materiais: plástico/ metal, papel/ cartão e vidro e um contentor de 30m3 para deposição de resíduos verdes), bem como pelo transporte e colocação dos mesmos. Fornecerá o “Manual do Eco Evento”, que explica como agir para dar cumprimento a uma correta gestão dos resíduos, oferece sacos para deposição das embalagens recicláveis, autocolantes e cartazes informativos para serem colocados nos estabelecimentos comerciais ai presentes.
A ALGAR vai ainda ministrar uma ação de formação sobre a reciclagem a todos os intervenientes na organização do evento, incluindo técnicos e empresas responsáveis pela higiene e limpeza do recinto.
Do seu lado, o Moto Clube de Faro irá sensibilizar os participantes para as potencialidades do Eco Evento e assim reduzir a pegada de carbono do evento. No ato de compra do bilhete, os visitantes irão receber informação sobre as regras de deposição. A ALGAR espera grande adesão do público a esta iniciativa, para que se consiga superar as quantidades apuradas em 2012, foram recolhidos 3520 kg de resíduos de embalagem recicláveis, sendo que 50% foram essencialmente embalagens de plástico.
Algar





