Loulé

Salir do Tempo 2013 registou a maior adesão de público (com Vídeo)

A vila de Salir viveu dois dias de muita animação em mais uma edição do Salir do Tempo – Festival de Artes Medievais. A zona histórica desta pacata localidade do interior algarvio recebeu no passado fim de semana um dos mais importantes eventos do programa de animação do Concelho de Loulé e esta foi a edição com o maior número de visitantes, num total de 8 mil nos dois dias

Turistas nacionais e muitos estrangeiros quiseram participar nesta recriação histórica de um período referente a meados do século XII, em que Salir foi um ponto estratégico da Reconquista, aquando transição do domínio muçulmano para o cristão que deu origem às mais variadas demonstrações de força. Mas Salir viveu também momentos intercalados pelas permanentes tentativas de normalização do quotidiano, em que as Artes tinham um papel importante na sociedade de então. E foram alguns desses episódios que o público pôde assistir e vivenciar em recriações únicas.

Vários pontos de animação e muitos “performers” deram vida à hitória de Salir. Espetáculos circenses e cénicos, teatralizações, salão de chá, torneios de armas apeados e a cavalo, animação itinerante, grupos de dança medieval, treinos militares, demonstrações bélicas, encantadores de serpentes, dança do ventre, malabarismo, falcoaria, dromedários e acampamentos medievais católicos e muçulmanos foram alguns dos pontos de animação. Até os mais novos tiveram oportunidade de experimentar alguns jogos tradicionais da época.

A gastronomia, enquanto herança cultural, foi outro dos atrativos desta recriação. Na zona dos manjares, os visitantes puderam saborear alguns petiscos típicos de um cardápio ondes constavam iguarias como a Sopa dos Mouros ou os Grelhados do Guerreiro, sem esquecer a cevada, tão apreciada na altura. Até mesmo os utensílios como pratos ou copos foram apresentados em materiais da época, e alguns alimentos servidos em tábuas de madeira ou no próprio pão.

O Salir do Tempo saldou-se em mais um êxito não só pelo elevado número de visitantes mas também porque alcançou mais uma vez os seus objetivos centrais: divulgar a herança cultural de Salir, criar momentos de animação e atrair visitantes a esta zona do interior.

Município de Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.