Albufeira

Praia das Belharucas recebeu cadeira anfíbia e sistema integrado de comunicações

A praia das Belharucas recebeu hoje uma cadeira anfíbia, no âmbito da candidatura da autarquia ao galardão “Praia Acessível- Praia para Todos” que distingue as praias que evidenciaram as melhores práticas ao nível das acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada.

A praia das Belharucas já está a funcionar com o Sistema Integrado de Comunicações que inclui a instalação de vários equipamentos, entre os quais: telemóvel no posto de praia, mastro e boia de identificação e comunicações móveis para os números considerados de suporte de salvamento. Hoje, durante a manhã, foi entregue ao concessionário da praia uma cadeira anfíbia, no âmbito da candidatura ao galardão “Praia Acessível – Praia para Todos” que visa reconhecer as zonas balneares que se distinguem ao nível das boas práticas na área das acessibilidades a pessoas com mobilidade condicionada. Refira-se que para ser considerada praia acessível a zona balnear tem que obrigatoriamente garantir as seguintes situações: acesso pedonal fácil com estacionamento ordenado e lugares reservados para pessoas com mobilidade reduzida, rampas, passadeiras até à zona de toldos, instalações sanitárias adaptadas e acesso ao serviço de primeiros socorros. Os municípios com praias galardoadas no início da época balnear como “Praia Acessível, Praia para Todos” podem candidatar uma delas ao prémio “Praia Acessível”. Este ano a escolha recaiu na praia das Belharucas, o que lhe permitiu ganhar uma cadeira anfíbia e o sistema integrado de comunicações.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, juntamente com o vereador José Sequeira e técnicos da Divisão de Ambiente da autarquia estiveram presentes, hoje durante a manhã, na entrega da cadeira anfíbia ao concessionário da Praia das Belharucas, Jorge Coelho, que se mostrou visivelmente satisfeito por ter conseguido este veículo para aquela praia, o que irá permitir aos utentes com mobilidade reduzida melhores condições de acesso ao areal e à zona de banhos. José Carlos Rolo salientou que “Albufeira é reconhecida internacionalmente pela qualidade das suas zonas balneares, sendo que o município faz um esforço e investimento consideráveis para melhorar as condições de segurança, ambiente e acessibilidades em todas as praias do concelho”. O vereador José Sequeira referiu que o equipamento vai ser cedido durante a presente época balnear ao detentor da licença de concessão de apoio recreativo associado à Bandeira Azul, que o deverá disponibilizar aos concessionários das praias vizinhas, sempre que estes manifestem essa necessidade.

Refira-se que o Projeto “Praia Acessível, Praia para Todos” surgiu em 2004, na sequência do Ano Europeu das Pessoas com Deficiência com o objetivo de harmonizar diversas iniciativas locais para tornar acessíveis as praias portuguesas às pessoas com mobilidade condicionada, estendendo-as ao maior número possível de zonas balneares. A coordenação cabe ao Instituto Nacional para a Reabilitação e conta com a colaboração a nível institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Turismo de Portugal (TP). Colaboram ainda a nível regional e local as delegações regionais da APA, Instituto de Socorros a Náufragos, Capitanias dos Portos e as Câmaras Municipais.

ÉPOCA BALNEAR 2013

PRAIA SAUDÁVEL | Salgados; Galé Leste; Santa Eulália; Maria Luísa; Barranco das Belharucas; Falésia-Açoteias; Rocha Baixinha Poente; Rocha Baixinha Nascente

PRAIA ACESSÍVEL | Salgados; Galé Oeste; Galé Leste; Manuel Lourenço; Peneco; Pescadores; Oura; Maria Luísa; Olhos de Água; Barranco das Belharucas; Rocha Baixinha Poente; Rocha Baixinha Nascente

Município de Albufeira

Categories: Albufeira, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.