Desporto

1.ª etapa do Troféu Joaquim Agostinho | Sérgio Ribeiro (Louletano/Dunas Douradas) de amarelo

Sérgio Ribeiro (Louletano-Dunas Douradas) foi hoje o mais forte na primeira etapa do Troféu Joaquim Agostinho – GP de Torres Vedras, impondo-se na curta mas íngreme subida para monumento à Batalha do Vimeiro, no final dos 163,3 quilómetros percorridos desde a Silveira.

Sérgio Ribeiro corta a meta em 1.º lugar

Sérgio Ribeiro corta a meta em 1.º lugar

O corredor matosinhense venceu neste local pelo terceiro ano consecutivo, o que lhe valeu a primeira camisola amarela da edição de 2013 da corrida. Sérgio Ribeiro bateu ao sprint o italiano Filippo Baggio (Ceramica Flaminia-Fondriest) e o português Fábio Silvestre (Leopard-Trek), segundo e terceiro, respetivamente. A ordem da classificação geral é a mesma, com Baggio a 4 segundos da liderança e Silvestre a 6 segundos.

“Foi uma vitória difícil, como todas, que só foi possível com o excelente trabalho da equipa. Não fizemos as despesas da perseguição, mas os meus colegas estiveram muito ativos nesta fase final, pelo que acaba por ser justa a vitória, assim como seria se vencesse um homem da formação que mais trabalhou para anular a fuga [OFM-Quinta da Lixa]”, disse Sérgio Ribeiro no final da etapa.

Grande parte da etapa foi animada por um duo, Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) e Pit Schlechter (Leopard-Trek), que chegou a ter 6m40s de vantagem sobre o pelotão, onde o trabalho da OFM-Quinta da Lixa impediu o sucesso da escapada, que seria anulada a 13 quilómetros do final. A iniciativa valeu, no entanto, a subida ao pódio de Bruno Silva, como líder da montanha, e de Pit Schlechter, como comandante das metas volantes.

Nas restantes classificações, a Ceramica Flaminia-Fondriest comanda por equipas, Sérgio Ribeiro é o primeiro por pontos e Carlos Barbero (Euskadi) é o melhor jovem.

Amanhã corre-se a segunda etapa, 153,3 quilómetros com partida de Atouguia da Baleia e chegada a Torres Vedras. Prevê-se uma tirada muito dura com quatro contagens de montanha de terceira categoria e uma de primeira. A partida será dada às 12h00 e a chegada, à Avenida António Leal de Ascenção, está marcada para cas 15h30.

Classificações
1.ª Etapa: Silveira – Vimeiro, 163,3 km
1.º Sérgio Ribeiro (Louletano-Dunas Douradas), 4h11m33s
2.º Filippo Baggio (Ceramica Flaminia-Fondriest), mt
3.º Fábio Silvestre (Leopard-Trek), mt
4.º Carlos Barbero (Euskadi), mt
5.º Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa), mt
Geral Individual
1.ª Etapa: Silveira – Vimeiro, 163,3 km
1.º Sérgio Ribeiro (Louletano-Dunas Douradas), 4h11m2310s
2.º Filippo Baggio (Ceramica Flaminia-Fondriest), a 4s
3.º Fábio Silvestre (Leopard-Trek), a 6s
4.º Carlos Barbero (Euskadi), a 10s
5.º Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa), mt

Veja a Classificação Completa

Texto: Organização da Prova

Foto: Expresso

Categories: Desporto, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.