Albufeira

Município apresenta projeto QR CODE@ALBUFEIRA.PT

O Município de Albufeira apresentou hoje ao público o projeto QR CODE@ALBUFEIRA.PT, que consiste na construção, em pedra de calçada portuguesa e mosaico, de um código de resposta rápida existente em vários locais do concelho, para que residentes e visitantes possam aceder ao site de informação turística do município através dos seus tablets ou telemóveis de última geração.

O Município de Albufeira apresentou esta manhã ao público o projeto QR CODE@ALBUFEIRA.PT, no Largo Eng.º Duarte Pacheco, uma das seis localizações destes códigos, a par com o Pau da Bandeira, Avenida da Liberdade, Avenida Sá Carneiro, Praia da Oura e Rua 25 de abril, na freguesia de Olhos de Água.

Para além da pedra de calçada, o Município adotou uma outra forma de construir os QR CODES, recorrendo à pintura dos códigos num fundo branco, modelo utilizado em zonas de asfalto.

O objetivo passa por proporcionar à população local e aos turistas portugueses e estrangeiros, destinatários principais desta experiência, o acesso ao sítio de promoção turística do concelho (www.albufeira.pt), em três línguas (português, inglês e espanhol).

Para tal, basta ser portador, no telemóvel ou tablet, de uma aplicação específica que descodifica a mensagem inscrita no QR CODE construído numa área aproximada de um metro quadrado.

Refira-se que o QR Code, ou código de resposta rápida, foi inventado no Japão, em 1994, e desde então tem sido utilizado para as mais variadas funções, embora nos últimos anos com particular ênfase em ações de marketing. Este código, que redireciona o leitor para sítios na Internet e/ou conteúdos nesses publicados, foi criado pela japonesa Denso-Wave,  originalmente para identificar peças na indústria automobilística, empresa que não patenteou a invenção, pelo que a sua utilização desde sempre é livre para quem o quiser utilizar.

Para o presidente do Município, José Carlos Rolo, “este projeto insere-se numa estratégia de promoção e informação turísticas, não só para residentes neste concelho, mas também e principalmente para os que nos visitam, que podem ter à distância de um pequeno gesto um vasto horizonte de ofertas e possibilidades. Por outro lado, a utilização da tecnologia por parte do Município tem crescido ao longo dos últimos 10 anos, com o intuito de aumentar os níveis de vida dos albufeirenses e, de alguma forma, de facilitar e agilizar os procedimentos que os serviços municipais prestam aos cidadãos”.

O vereador Carlos Quintino, detentor do pelouro das Acessibilidades Viárias e impulsionador deste projeto, refere que “o QR CODE@ALBUFEIRA.PT é um projeto inovador que vem trazer melhor e mais rápido acesso à informação contida no sítio de promoção turística do Município, aliando as novas tecnologias e a sua modernidade aos materiais de construção tipicamente portugueses”, dando ainda a conhecer que, numa segunda fase, pretende que o projeto seja alargado a todas as zonas turísticas do concelho.

Município de Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.