Desporto

Troféu Joaquim Agostinho | Sérgio Ribeiro (Louletano/Dunas Douradas) em 2.º a 13s

trofeu_joaquim_agostinho

O basco Jon Larrinaga (Euskadi) ganhou ontem, isolado, a segunda etapa do Troféu Joaquim Agostinho – Grande Prémio Internacional de Torres Vedras, uma ligação de 153,5 quilómetros, entre Atouguia da Baleia e Torres Vedras, assumindo o comando da geral individual.

O ciclista da Euskadi saiu do pelotão a cerca de 30 quilómetros do final, juntando-se a um grupo que seguia na dianteira, onde tinha o colega de equipa Igor Merino. A pouco mais de 10 quilómetros do final, Jon Larrinaga deixou para trás os companheiros de fuga. Sozinho na frente da corrida, Jon Larrinaga resistiu à aproximação do pelotão, vencendo isolado, com 10 segundos de vantagem sobre o pelotão, comandado por outro ciclista as formação basca, Carlos Barbero. O terceiro foi Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa).

Na classificação geral individual, Jon Larrinaga dispõe de uma vantagem de 13 segundos sobre o anterior camisola amarela, Sérgio Ribeiro (Louletano-Dunas Douradas). O terceiro é Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), a 18 segundos.

“A etapa de hoje foi muito difícil. Disputou-se a uma velocidade muito elevada até à contagem de montanha de primeira categoria. Depois disso formou-se uma fuga, onde estava o meu colega de equipa Igor Merino. Já perto do final saí do pelotão, juntei-me a esse grupo e depois ataquei para vencer. Amanhã tentarei manter a camisola amarela. A equipa vai trabalhar nesse sentido, embora saibamos que a subida final é muito dura”, disse Jon Larrinaga antes de subir ao pódio. O novo líder da competição já ganhou, neste ano, o Tour de Gironde, prova francesa que, curiosamente, está geminada com o Troféu Joaquim Agostinho.

As classificações da montanha e das metas volantes mantiveram os mesmos líderes do dia anterior, Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) e Pit Schlechter (Leopard-trek), respectivamente. As restantes classificações passaram a ter novos comandantes. Carlos Barbero é o dono da camisola por pontos e o dinamarquês Kristian Haugaard (Leopard-Trek) vai partir para o último dia como melhor jovem. Por equipas comanda a Euskadi.

A 36.ª edição do Troféu Joaquim Agostinho – Grande Prémio Internacional de Torres Vedras termina neste domingo com a etapa rainha da competição. Uma tirada de 177,2 quilómetros, que vai ligar Manique do Intendente ao Parque Eólico da Carvoeira, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de 2.ª categoria. Além da subida final, os corredores vão enfrentar três escaladas de terceira categoria e vão trepar novamente a serra de Montejunto, onde está colocado um prémio de montanha de primeira categoria.

Além da competição, este domingo ficará marcado pela realização do 2.º Memorial Joaquim Agostinho, uma prova aberta a federados e a não federados, que terá uma configuração mista. Começa como passeio de cicloturismo e termina em roda livre, na subida ao Parque Eólico da Carvoeira, onde os cicloturistas e os amadores chegarão antes do pelotão profissional.

Troféu Joaquim Agostinho na RTP2

A 36.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho tem resumos diários na RTP2. Neste Domingo, último dia da prova, as imagens vão para o ar às 22h00.

Classificações
2.ª etapa: Atouguia da Baleia – Torres Vedras, 153,5 km
1.º Jon Larrinaga (Euskadi), 3h52m50s (Média. 39,556 km/h)
2.º Carlos Barbero (Euskadi), a 10s
3.º Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa), mt
4.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), mt
5.º Jesus Ezquera (Leopard-Trek), mt
6.º Mucelli Davide (Ceramica Flaminia-Fondriest), mt
7.º Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa), mt
8.º Matteo Fedi (Ceramica Flaminia-Fondriest), mt
9.º Bruno Saraiva (Anicolor), mt
10.º Antonio Santoro ((Ceramica Flaminia-Fondriest), mt

Geral Individual
1.º Jon Larrinaga (Euskadi), 8h04m12s
2.º Sérgio Ribeiro (Louletano-Dunas Douradas), a 13s
3.º Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), a 18s
4.º Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa), a 19s
5.º Fábio Silvestre (Leopard-Trek), mt
6.º Luís Afonso (LA Alumínios-antarte), a 21s
7.º Mário Costa (OFM-Quinta da Lixa), mt
8.º Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa), a 22s
9.º Ricardo Vilela (Efapel-Glassdrive), mt
10.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), a 23s

A Organização da Prova

Categories: Desporto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.