AGENDA

‘Cozinhando na Paisagem’ realiza-se nas Muralhas

A ação performativa Cozinhando na Paisagem de Jorge Rocha realiza-se no próximo dia 30 de Julho às 19h nas Muralhas de Lagos com a participação do historiador Rui Loureiro e do arqueólogo Rui Parreira.

cozinhar

Cozinhando na paisagem integra-se no projeto www.PALATO.org e desde Abril que se vem desenvolvendo nos monumentos do Algarve. Trata-se de uma iniciativa que explora as relações entre arte, gastronomia e património através do cruzamento de informação recolhida a partir das particularidades de cada sítio histórico, nomeadamente as relações gastronómicas que dai podemos subtrair.

Partindo de um menu estipulado a partir das referências encontradas nas entrelinhas da arqueologia e tendo em conta as características únicas de cada local intui-se valorizar factores paisagísticos e patrimoniais e potenciar a criação artística.

Em cada local é montada uma infraestrutura improvisada onde o artista em conjunto com investigadores, desenvolve uma acção performativa, em formato Talk Show, onde se cozinha ao vivo e transmitindo em directo na Internet, colocando os públicos físicos e virtuais em sinestesia.

Depois da se ter realizado nos Monumentos Megalíticos de Alcalar e na Villa Romana de Milreu, a acção performativa terá lugar nas Muralhas de Lagos (no Parque da Cidade), com a participação do historiador Rui Loureiro e do arqueólogo Rui Parreira, sendo antecedida por uma visita guiada às Muralhas de Lagos pelo Arqueólogo Rui Parreira.

As Muralhas de Lagos é uma fortificação quinhentista, erguida como baluarte costeiro, que confirma a importância das empresas marítimas de Lagos na época áurea dos Descobrimentos, impregnando até hoje a imagem da cidade e a sua organização urbanística.

O PALATO (www.palato.org) foca-se no cruzamento entre arte, gastronomia e património e emergindo de um espaço essencialmente virtual, potencia a divulgação e criação artística e científica.

Muralhas de Lagos | Parque da Cidade (junto ao parque infantil em frente à escola de Santa Maria)

30 de Julho

Visita guiada às 18h30 (Concentração no anfiteatro verde em frente ao parque de estacionamento do Anel Verde)

Cozinhando na paisagem nas Muralhas de Lagos às 19h

Uma acção performativa de Jorge Rocha

Com a participação de Rui Loureiro e Rui Parreira

Ficha técnica do PALATO:

Coordenação artística: Jorge Rocha

Coordenação científica: Elena Morán

Produção: Carmo Serpa

Uma iniciativa Xerem

Com o apoio: Governo de Portugal – Secretário de Estado da Cultura | Município de Lagos | Quinta Biológica Seis Marias – Sargaçal | LAC – Laboratório de Atividades Criativas

Categories: AGENDA, Lagos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.