Faro

MILREU | Gosto Imperial Romano em foco no ‘Cozinhando na Paisagem’

A ação performativa Cozinhando na Paisagem de Jorge Rocha continua as suas apresentações pelo Algarve, integrando o projecto Palato que cruza Arte, Gastronomia e Património.

Depois de uma primeira acção nos Monumentos Megalíticos de Alcalar no passado mês de Abril, o projecto foi agora apresentado na Villa Romana de Milreu.

O formato Talk Show, em contato direto com o público, integrou uma pesquisa sobre os hábitos do gosto romano, cruzando saberes e sabores que hoje fazem parte da alimentação territorial da região algarvia.

Com o apoio dos arqueólogos João Pedro Bernardes e Rui Parreira, Jorge Rocha desenhou um menu que nos guiou sobre particularidades que se afiguram relevantes para percebermos em que medida os romanos nos deixaram um legado cultural gastronómico.

Dos diversos ingredientes utilizados fazia parte o molho vietnamita Nuoc Mam, tempero muito utilizado na Ásia e que se julga ser aproximado do famoso Garum, um condimento muito utilizado na Roma antiga.

A sessão que teve o apoio da Direcção Regional de Cultura do Algarve e da Junta de Freguesia de Estoi, integrou uma transmissão em direto e a gravação poderá ser visionada no Canal Palato.

Texto: Xerem

Fotos: Ricardo Soares / Photoarch

Categories: Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.