Desporto

Tomás Apolónia regressa ao Campeonato de Espanha de Karting

Piloto do Algarve corre a partir de quinta-feira e até domingo no Circuito de Zuera

Volvido cerca de um mês após a primeira jornada dupla do Campeonato de Espanha de Karting, disputada na pista de Campillos, perto de Málaga, Tomás Apolónia vai a partir de quinta-feira até domingo disputar a segunda jornada dupla no circuito de Zuera, próximo de Zaragoza. O piloto do Algarve – único representante português na categoria Cadete e que se revelou um dos mais rápidos na prova de abertura – estará novamente em pista entre um vasto pelotão onde são vários os favoritos à vitória.

Na antevisão do Campeonato de Espanha de Karting 2013, o espanhol Eliseo Martínez, que já venceu esta época a prestigiada WSK Master Series, onde pontificam os melhores do mundo, era apontado como principal favorito à vitória. Mas a jornada inaugural, em Campillos, desfez essa ‘projeção’, dado que pilotos como Lluc Ibáñez e David Vidales (vencedores da Final 1 e Final 2, respetivamente) mostraram, entre outros, que são vários os pilotos capazes de obter lugares de destaque e provaram que a categoria Cadete é a mais competitiva do campeonato, fazendo também eco àqueles que a consideram a mais forte da Europa, ideal para preparar a transição para a categoria KF3, por forma a disputar as principais competições internacionais.

No que diz respeito a Tomás Apolónia, na prova de abertura esteve em evidência, dado que depois de sofrer um toque na Final 1, não perdeu a concentração para a Final 2, mostrando a sua resiliência, já que depois de largar dos últimos lugares – numa grelha composta por 31 pilotos – recuperou até à 13.ª posição, mostrando os seus dotes de ultrapassagem. Foi o resultado possível face ao incidente na Final 1, mas deixou o piloto português satisfeito por vários motivos. O nível competitivo é muito alto e verificasse isso nos tempos que cada piloto faz, bem como nas constantes trocas de posição de princípio a fim em cada corrida. Sinto que estou no campeonato ideal, pois é importante a quantidade e a qualidade dos pilotos, para que eu possa evoluir e construir uma carreira. E se em 2014 quero transitar para a categoria KF3 para disputar as melhores competições internacionais, a minha aposta em Espanha julgo ser a melhor, até porque as pistas de Campillos, Zuera e Alcañiz são sempre palcos das mais importantes provas mundiais, analisa Tomás Apolónia, que ainda tem 11 anos de idade e vai naturalmente estar focado em rodar nos lugares da frente no circuito de Zuera, contando com todo o empenho da sua equipa Max Power Kart Team.

Com o seu kart equipado com chassis Kosmic e motor Parilla – este preparado pela STR –, Tomás Apolónia vai realizar dez sessões de treinos livres na quinta-feira e na sexta-feira, enquanto na manhã de sábado depois de mais uma sessão oficial de treinos livres às 09h45, vai disputar a sessão única de treinos cronometrados marcada para as 12h00. Para as 15h15 está agendada a primeira manga de qualificação e a segunda para as 17h20. No domingo, a Final 1 será disputada às 12h10 e a Final 2 realizar-se-á às 14h40 (horas locais).

Categories: Desporto

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.