Faro

Alunos das Escolas Secundárias S. João de Deus e Tomás Cabreira finalistas do Projeto 80

Vencedor será anunciado em setembro

 projeto80

Jovens estudantes de Évora, Faro, S. João da Madeira e Vila Real são os autores dos seis projetos finalistas do Projeto 80. Projetos de cidadania, sustentabilidade ambiental, voluntariado e sustentabilidade social provaram ao júri que podem ser agentes de mudança em prol do desenvolvimento sustentável nas comunidades onde se inserem.

Nós propomos: conhecer para melhorar Faro”, da autoria de alunos da Escola Secundária S. João de Deus – de Faro; “Vamos do 8 a o 80 para salvar o planeta!” – de alunos da Escola Secundária de São Pedro – Vila Real; “Segundas Sem Carne”, de alunos da Escola Secundária Serafim Leite – São João da Madeira; “Eu dou”, de alunos da Escola Secundária André de Gouveia – Évora; “Feira do Voluntariado”, de alunos da Escola Secundária Gabriel Pereira – Évora” e “Auditorias ambientais” da Escola Secundária Tomás Cabreira – Faro são os projetos finalistas do Projeto 80, cujo vencedor será anunciado em setembro.

«A qualidade e âmbito dos projetos espelham a preocupação e o empenho dos jovens estudantes para serem parte ativa de uma sociedade que aposta no desenvolvimento sustentável» declara Isaura Vieira, da Direção-Geral da Educação, Presidente do júri do Projeto 80.

O vencedor, a ser anunciado na cerimónia de entrega dos Green Project Awards (GPA) 2013 que terá lugar no próximo mês de setembro, será galardoado com uma viagem às instituições europeias em Bruxelas.

Isaura Vieira acrescenta ainda que «pela qualidade dos projetos finalistas do Projeto 80, e sua potencial replicabilidade em várias comunidades e localidades do país, o júri do Green Project Awards terá a seu cargo a difícil tarefa de escolher o projeto vencedor do Projeto 80 e consequentemente da categoria “Iniciativa Jovem” do GPA».

O Projeto 80 foi criado para incentivar jovens estudantes, entre os 13 e os 17 anos, a serem mais empreendedores e participativos nas comunidades onde se inserem.

Mais informações sobre o Projeto 80 em: www.projeto80.pt e http://www.facebook.com/Projeto80.

Sobre o Projeto 80

O Projeto 80 é promovido em parceria pela Agência Portuguesa do Ambiente, pela Direção-Geral da Educação, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, pela Quercus e pelo Green Project Awards, e apoiado pela ADENE, Amb3E e Sociedade Ponto Verde, é um projeto de âmbito nacional que visa dinamizar o movimento associativo nas Escolas e promover a educação para a sustentabilidade, empreendedorismo e cidadania democrática www.projeto80.pt.

O Roadshow Projeto 80 decorreu entre 29 de abril e 27 de maio, visitou 23 escolas e impactou 28 mil alunos. As sessões de apresentação de boas práticas de sustentabilidade estiveram a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Quercus, da ADENE, da Amb3E e da Lipor / Sociedade Ponto Verde. Em paralelo, as animações, da autoria da Amb3E e da Sociedade Ponto Verde, sensibilizaram os alunos para a separação de resíduos.

Sobre o Green Projet Awards

O Green Project Awards (www.greenprojectawards.pt) é uma iniciativa da GCI organizada em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus, tendo sido lançado em 2008. Em Dezembro de 2011, o Green Project Awards iniciou a sua internacionalização com o lançamento da edição do Brasil. Em 2013, o Green Project Awards chega a Cabo Verde e a Moçambique.

Sobre a Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como “Sistema Ponto Verde“. Promover a sensibilização e educação ambiental junto dos portugueses é um dos grandes objectivos da Sociedade Ponto Verde. Mais informações em www.pontoverde.pt ou http://www.facebook.com/SociedadePontoVerde

Sobre a Amb3E

A Amb3E é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão a gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e mais recentemente de segmentos de pilhas e acumuladores (RPA) A Amb3E conta atualmente com 51 empresas associadas) e mais de 1.100 aderentes. Mais informações na página: www.amb3e.pt ou https://www.facebook.com/Amb3e

Sobre a ADENE

A ADENE – Agência para a Energia surge em Setembro de 2000 por transformação do Centro para a Conservação de Energia (CCE), criado em 1984. A ADENE é uma instituição de tipo associativo de utilidade pública sem fins lucrativos, participada maioritariamente (69,66%) por instituições do Ministério da Economia e do Emprego: Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), Direcção Geral das Actividades Económicas (DGAE) e Laboratório Nacional de Energia Geologia (LNEG).

Categories: Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.