Albufeira

Europeu de Muaythai | Florin Vintila com Passos Coelho

O Pavilhão Império Bonança do Sport Lisboa e Benfica foi palco, entre os dias 23 e 28 de julho, do Campeonato da Europa de Muaythai 2013, numa organização conjunta da FPKM (Federação Portuguesa de Krav Maga) e da IFMA (International Federation of Muaythai Amateur.

A Seleção Nacional foi treinada por Florin Vintila, que se radicou há uns anos na cidade de Albufeira, onde desenvolveu a atividade do Boxe no Clube Desportivo Areias de S. João, criando depois o Albufeira Top Team.

A Cerimónia de Abertura contou com a presença do Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho e do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Emídio Guerreiro, que posaram numa foto de família com membros da Seleção Nacional, incluindo o “albufeirense” Florin Vintila, que partilhou a tribuna de honra com os governantes.

Veja também: Florin Vintila conquista medalha de bronze no maior campeonato de Jiu Jitsu Brasileiro do mundo

Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Portugal soma Nove Medalhas no Europeu

O último dia do Campeonato Europeu de Muaythai ficou repleto de medalhados. 49 combates foram discutidos durante este Domingo, com 98 atletas a lutaram por aquele que é o lugar mais apetecível do pódio: o ouro.

Portugal arrecada nove medalhas, nesta que é a competição europeia com mais importância na modalidade. Rui Briceno (Sénior Masculino 63,5Kg) e Ricardo Cabral (Sénior Masculino 81Kg) conquistaram o ouro, Helder Victor e Bruno Santos conseguiram as medalhas de prata, enquanto que o bronze ficou a cargo dos atletas António Gama, Luís Cunha, Rúben Avelar, Marisa Pires e Andreia Almeida.

Rui Briceno foi um dos lusos a elevar as cores da bandeira nacional ao mais alto lugar do pódio. O atleta conseguiu derrotar Takhir Mardaye (Cazaquistão) depois de três assaltos muito disputados. “Fico extremamente contente por ter conseguido vencer. Estão aqui os melhores da Europa e para mim é uma emoção enorme poder estar ao nível dos melhores. Não sou praticante de Muaythai, mas sim de K1. Comecei o treino nesta modalidade há três meses e estou a ter bons resultados e isso é muito recompensador. Espero continuar assim e defender o meu título.”, explicou Rui Briceno à saída do ringue.

Também Ricardo Cabral foi causador de alegria na seleção nacional ao derrotar Daniel Veidenthaler (República Checa), assegurando assim o ouro, depois de três assaltos equilibrados, na categoria Senior Masculino 81Kg: “Foi dito e feito. Eu tinha dito que ia lutar pelo ouro e assim foi. Com esforço e com dedicação e sempre a acreditar em mim. Todo o apoio que me deram contribuiu muito para este meu resultado. Consegui e tive um adversário muito difícil. Ganhar esta medalha é muito importante para mim e também para a seleção. Ajuda a projetar o desporto e o nosso valor. Agora é trabalhar para o Campeonato do Mundo. Vou voltar a dar o meu melhor”.

A competição trouxe a Lisboa cerca de 300 atletas, de 25 nacionalidades, que discutiram, no total, 200 combates em quatro dias.

Outras declarações:

Ana Vital Melo – Presidente da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai – “O balanço do Campeonato é muito positivo. Apesar dos percalços que acontecem em cima da hora, tudo correu bem e foi resolvido da melhor maneira possível. Todas as pessoas envolvidas na realização deste Europeu se dedicaram a 100% ao sucesso da competição. Na assembleia geral que houve com a EMF e com a IFMA, deram-nos os parabéns pelo bom trabalho, aplaudindo a nossa organização. Estou muito orgulhosa”.

Rafal Szlachta – Secretário Geral da Federação Europeia de Muaythai –
“Numa primeira fase quando Portugal se propôs organizar este europeu confesso que fiquei apreensivo, tínhamos pouco tempo, não conhecia as infraestruturas, não havia sponsors. No entanto quando vim a Lisboa e a presidente da FPKMT me mostrou o espaço e o enorme empenho de todos os praticantes e dirigentes, fiquei muito mais confiante. Estão todos de parabéns, a organização tem sido fantástica, o espaço do pavilhão é muito bom, tudo correu bem. Portugal mereceu este europeu. Além disso marcou também presença com bons atletas que conseguiram estar ao mais alto nível. Foi um excelente europeu na organização e na competição”.

João Cardoso – Coordenador das Seleções Nacionais – “Este Europeu correu muito bem, muito acima das nossas expectativas. Todos os nossos atletas conseguiram superar-se e acho que foi ótimo. Estamos todos muito felizes e orgulhosos deste nosso trabalho. Os resultados foram melhores do que os que esperávamos com uma equipa tão jovem. Duas medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze. É um balanço muito positivo, especialmente, para uma seleção tão jovem e tão inexperiente. O futuro está lançado, este campeonato foi a nossa base”.

Também durante o último dia do Campeonato Europeu de Muaythai, o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências assinou o protocolo de parceria com a Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai para a sensibilização ao uso das drogas no desporto e fora dele.

A mensagem de responsabilidade social do Campeonato Europeu de Muaythai 2013 é a de prevenção dos comportamentos aditivos e das dependências, adotando o slogan “knockout on drugs”.

Paula Andrade, Diretora de Comunicação do SICAD, salienta a importância desta parceria entre as duas entidades: “O Muaythai traz um histórico de responsabilidade social e na área da prevenção das dependências, tendo uma campanha desde 1999 que é o Muaythai Against Drugs. Aproveitando esse mote, o SICAD quis apoiar com a mensagem Knockout on Drugs aqui no Campeonato. Assinámos o protocolo para apoiar a FPKMT sempre que for pertinente abordar esta temática de prevenção ao consumo de aditivos”.

Muaythai é fruto de uma riquíssima cultura e história tailandesa, na qual foram incorporadas as artes e rituais de luta. Esta arte foi de­senvolvida há dois mil anos, sendo atualmente conside­rada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo. O Muaythai tornou-se, nos últimos anos, uma arte marcial global, com praticantes e eventos realizados em mais de 100 países.

A Organização

Categories: Albufeira, Desporto

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.