Portimão

Rios de Adrenalina e Vela Solidária navegam lado a lado

vela_solidaria

Pelo segundo ano consecutivo, a associação Teia D’Impulsos e o seu projeto Vela Solidária foram os parceiros da Junta de Freguesia de Portimão para desenvolver o projecto “Rios de Adrenalina”.

O período de férias escolares de Verão, muitas vezes provoca preocupações acrescidas aos pais, familiares e instituições que têm a tutela de menores, que carecem de ensino especial, que estão referenciados pelas mais diversas razões ou para os quais as respostas sociais são diminutas.

A Junta de Freguesia de Portimão, consciente desta lacuna temporal na formação destes jovens, desde há alguns anos a esta parte que tenta potenciar a integração social e promover a formação desportiva e cívica destes jovens, com recurso ao “Rios de Adrenalina”.

O projeto “Rios de Adrenalina” promove a integração social, a relação intercultural, o desenvolvimento cognitivo e a igualdade de oportunidades com base em atividades desportivas, nomeadamente através da prática da vela.

O projeto Vela Solidária, fazendo uso da experiência adquirida ao longo dos últimos três anos de atividades e da qualificação dos seus técnicos, garante a realização das atividades e o atingir dos objetivos mencionados.

Esta é uma parceria com excelentes resultados alcançados mas em que o processo é extremamente intenso e por vezes difícil de gerir, nomeadamente no que respeita às relações interpessoais, à capacidade de lidar com o insucesso e à vontade destes jovens se auto superarem.

O “Rios de Adrenalina” 2013 contou com a participação de 22 jovens que, durante quatro semanas, riram, aprenderam a velejar, choraram, brincaram, gritaram, mergulharam mas, sobretudo, “Rumaram a Um Futuro Melhor”.

Luís Brito, pela Direção da Teia D’Impulsos

Categories: Portimão

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.