Algarve

Região de Turismo avalia potencial do naturismo na região

Faro, 04 ago (Lusa) — O Turismo do Algarve vai analisar o potencial do naturismo na região, estando numa “fase embrionária” da abordagem ao tema, podendo vir a definir medidas para fomentar a prática, segundo o vice-presidente daquela entidade, Duarte Padinha.

“Ainda não será uma prática ou um segmento com grande expressão na região mas estamos dispostos a avaliar e aferir esse potencial”, disse à Lusa Duarte Padinha, que recentemente esteve reunido com elementos do Clube Naturista do Algarve e com a presidente da Federação Naturista Internacional, Sieglinde Ivo.

Definido pela federação internacional como uma “forma de viver em harmonia com a natureza caraterizada pela prática da nudez coletiva”, o naturismo pode ser encarado como uma maneira de atrair turistas, havendo, de acordo com Sieglinde Ivo, meio milhão de praticantes que procuram locais para férias anualmente.

Praias nudistas no Algarve – Informação disponível no praiasdoalgarve.info

Praias no Algarve onde o nudismo é possível. Para quem não gosta das marcas do fato do banho existem locais onde a pratica nudista é regulamentada ou tolerada:

Adegas – Odeceixe

Praia das Adegas - Praia de Nudismo

Praia nudista oficial com vigilância durante a época balnear. A partir da vila de Odeceixe chega-se à praia com o mesmo nome, onde durante a maré baixa é possível aceder à praia das Adegas, em alternativa toma-se o caminho descendente e íngreme mais à esquerda a partir da estrada alcatroada.


Barril – Tavira

Praia nudista do barril - Praia oficial de nudismo

A partir de Pedras D’El Rei atravessar uma pequena ponte sobre um canal da ria Formosa e continuar a pé ou apanhar um pequeno comboio Ao chegar à praia do Barril caminhar para a direita durante 750m. Praia Oficial de nudismo, também denominada Praia do Homem Nu.


Ilha Deserta

Ilha deserta nudista
A ilha deserta é a terceira praia oficial de nudismo do Algarve. Numa das ilhas barreira da Ria Formosa possui um areal extenso e deserto, sem vestígios humanos, ideal para a pratica do naturismo e contacto com a natureza. Para aceder é necessário recorrer a transporte marítimo, assegurado por carreiras regulares a partir do porto de Faro.

Canavial – Lagos
Praia nudista do canavial - Lagos - Algarve

A praia do canavial é colada à de Porto de Mós no concelho de Lagos. Acesso pedonal difícil, através de umas escadas escavadas na terra e rocha que por vezes estão em mau estado, a partir da urbanização a nascente de Porto de Mós. Pela dificuldade em se alcançar é pouco frequentada. O areal é estreito e durante as marés vivas não se aconselha a sua utilização.


Furnas – Vila do Bispo
Praia das Furnas - Praia de nudismo no Algarve
A praia das Furnas tem este nome devido aos recortes das arribas que criaram cavidades e grutas, é muito tranquila mesmo no pico do Verão e convida ao nudismo. O acesso faz-se atravessando a povoação da Figueira em direcção às Hortas do Tabual e tomando à esquerda uma estrada em terra batida com cerca de 2km.

Armona – Fuzeta – Olhão
praias da Armona e Fuseta - Praias naturismo possivel
Na ilha da Armona, também designada de Fuzeta é possível a pratica de naturismo. Esta ilha tem uma extensão aproximada de 9 km de costa, saindo dos locais mais frequentados o isolamento convida a tirar o fato de banho.
Acede-se a partir do porto de Olhão através de um barco de carreira, depois é necessário atravessar um caminho pedonal até à costa, o que implica um grande passeio a pé. Desde a vila da Fuzeta o percurso é menor e demora menos tempo, mas é necessário igualmente apanhar o barco que faz a travessia da ria Formosa.
Imagens  © Praias do Algarve 2012

Categories: Algarve, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.