Silves

ARMAÇÃO DE PÊRA | Intensificação de medidas para reduzir e minimizar número de mosquitos

Atenta à situação que se tem verificado em Armação de Pêra, no âmbito do aparecimento anormal de mosquitos, a Câmara Municipal de Silves, em colaboração com a APA – ARH Algarve, está desde esta manhã a colocar em marcha novas medidas para a redução do número de mosquitos que tem assolado a referida zona.

O Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rogério Pinto, e restante executivo permanente estiveram a acompanhar a construção de um novo dique na área do Amendoeira Golf Resort e que tem como principal objetivo evitar que as águas provenientes dos arrozais, de descargas feitas na várzea de Alcantarilha de água tratada das ETAR e de água de manutenção da ETA, entrem na ribeira de Alcantarilha. Esta medida preventiva, que está a ser acompanhada pela APA – ARH Algarve, servirá para evitar o aumento do caudal da ribeira e, consequentemente, do número de mosquitos.

Para além disso, voltou-se a aumentar o perímetro das áreas a desinfestar, bem como a frequência dessas desinfestações.

Relembra-se, ainda, que, desde o dia 26 de julho, e após a reunião tida entre a CMS, a APA – ARH Algarve e a Autoridade de Saúde do ACES do Barlavento, foram tomadas medidas excecionais para a resolução deste problema. Prevê-se para amanhã a realização de uma reunião entre todas as entidades que estão a monitorizar a situação.

Importa recordar que a anormal densidade dos mosquitos não apresenta riscos para a saúde pública, dado que as espécies existentes não se encontram infetadas e que nunca foram detetadas em toda a região algarvia espécies exóticas como, por exemplo, o Aedes egypty e o Aedes albopictus, responsáveis pela transmissão dos vírus da febre do dengue ou da infeção pelo vírus Chukungunya.

O Município de Silves

Categories: Silves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.