Albufeira

ALBUFEIRA COMEMOROU O DIA DO MUNICÍPIO

Filipa Sousa cantando o tema 'Vida Minha', que levou ao Festival da Eurovisão em 2012

Filipa Sousa levou ao rubro a Praça dos Pescadores com o tema ‘Vida Minha’, que levou ao Festival da Eurovisão em 2012

Albufeira comemorou no dia 20 de agosto o Dia do Município. As comemorações tiveram início às 9:30 horas com o tradicional Hastear da Bandeira no Largo dos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. A cerimónia oficial contou com a Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e com a presença dos membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e representantes de entidades militares, civis e religiosas. No final, a fanfarra dos Bombeiros desfilou pelas ruas da cidade.

Hastear da Bandeira esta manhã nos Paços do Concelho

Hastear da Bandeira esta manhã nos Paços do Concelho

No ano em que se comemora o Ano Europeu dos Cidadãos, o Município de Albufeira decidiu incluir no seu programa de comemorações uma cerimónia de reconhecimento das Associações e Clubes do concelho, que teve lugar às 10 horas, no Auditório Municipal. “Associativismo – Um contributo para a Cidadania” foi o nome do evento que pretendeu destacar o percurso e a importância das coletividades para o desenvolvimento de Albufeira.

dia_do_municipio1

No início da tarde, o rumo foi a Freguesia da Guia, onde foi assinado um Protocolo de Colaboração entre o Município de Albufeira e a Fundação António Silva Leal, no âmbito do “Programa Hortas Comunitárias”. O ato teve lugar às 14h30, no Lar da 3.ª Idade, Nossa Senhora da Visitação, cujo espaço exterior será alvo de um projeto de requalificação com vista à criação de uma horta comunitária, onde os municípes interessados poderão ter a sua própria horta e cultivar os mais variados produtos hortícolas, assim como plantas medicinais e aromáticas.

De volta ao associativismo, o Município irá firmar um contrato de comodato com o Corpo Nacional de Escutas, que visa a cedência das instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo da Mouraria para usufruto do Agrupamento 714. Com um total de cerca de 120 elementos, com idades compreendidas entre os 6 e os 22 anos, o Agrupamento de Escutas de Albufeira irá utilizar aquele espaço para dar continuidade ao desenvolvimento de atividades e projetos direcionados aos jovens do concelho. A assinatura decorreu às 15h30, no edifício do antigo estabelecimento de ensino, atualmente desativado.

A freguesia de Olhos de Água também integrou o programa comemorativo, com a inauguração do Caminho da Roupeira, ocorrida às 16h30, junto à Quinta do Mel. A via, que liga a Quinta do Mel à E.M. 526 (Ponte Barão), tem uma extensão de 1581 metros e um investimento a rondar os 136 mil euros.

Marlene Silva, vice-presidente da CMA, o autor Arménio Aleluia Martins, o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Sousa e o vereador José Sequeira

Marlene Silva, vice-presidente da CMA, o autor Arménio Aleluia Martins, o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Sousa e o vereador José Sequeira

O programa do Dia do Município incluiu ainda a pré apresentação do livro “Entre o Mar e a Serra – a Nova Monografia de Paderne”, da autoria de Arménio Aleluia Martins, diretor do jornal local “A Avezinha”. A obra, com prefácio de Luísa Monteiro, destaca aspetos históricos e culturais da aldeia de Paderne ao longo de oito séculos. Arménio Aleluia refere que este trabalho vem complementar a obra do mesmo género, editada em 1910 por Ataíde de Oliveira, centrando-se sobretudo nos fatos ocorridos durante o último do milénio. A obra foi dada a conhecer ao público pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

À noite, a animação musical encerrou os festejos com a atuação da Orquestra Arte & Música na Praça dos Pescadores. A Orquestra, fundada em 1978, é composta por músicos profissionais que colaboram com variados grupos musicais e que possuem formações variadas que vão do rock ao pop, passando pelo clássico, popular, jazz e fado. Neste espetáculo do dia 20 de agosto, a banda interpretou um repertório eclético com temas em português e inglês e com a presença de duas vozes femininas: Filipa Sousa e Sara Minhalma.

Às 24h00, os céus da cidade coloriram-se com a tradicional sessão de fogo de artifício na Praia dos Pescadores, marcando o encerramento do programa comemorativo do Dia do Município de Albufeira.

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.