AGENDA

QUARTEIRA | Apresentação do Livro “Grades de Papel – Caxias 1975; Condominio Fechado”, de Joaquim E. Vasconcelos e Manuel A. Bernardo

O Pólo da Biblioteca de Quarteira apresenta esta quinta-feira, 29 de agosto, pelas 19h00, o livro “Grades de Papel – Caxias 1975; Condomínio Fechado”, da autoria dos Coronéis Joaquim Evónio de Vasconcelos e Manuel Amaro Bernardo.

Quarteira - Pólo da Biblioteca Municipal

Quarteira – Pólo da Biblioteca Municipal

A obra tem prefácio de José Verdasca, presidente da Ordem Nacional de Escritores em S. Paulo, Brasil, e posfácio do Coronel «comando» Florindo Batista Morais.

“Grades de Papel” é um volume de 184 páginas onde se reúnem os textos (em prosa e poesia) que o então Major Joaquim Evónio de Vasconcelos escreveu durante os dois meses da Primavera “quente” de 1975 que passou injustamente detido na prisão de Caxias. Manuel Bernardo, seu camarada e amigo, organizou e completou a obra, acrescentando-lhe fotografias e outros textos que a contextualizam.

Manuel Amaro Bernardo, Coronel Inf.ª na reforma, nasceu em Faro, em 1939. Com o curso da Academia Militar, tendo, durante 36 anos, desempenhado funções de comando e chefia de pessoal militar e civil, sendo oito em África, nas quatro comissões por imposição que cumpriu em 1961/79. Após o 25 de Abril, com o posto de major, esteve colocado no Batalhão de Comandos (depois Regimento), a proceder à liquidação do Regimento de Infantaria nº1, entretanto extinto, tendo feito parte do Posto de Comando, na Amadora, que coordenou as ações militares de contenção do golpe de 25 de Novembro de 1975.

A apresentação da obra é feita por Cristóvão Norte, ex-deputado do PSD à Assembleia da República, que foi companheiro de Manuel Amaro Bernardo na escola primária, em Almancil.

A entrada livre.

O Município de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.