Algarve

AHETA – Turismo e Água – proteger o nosso futuro comum

O lema escolhido pela OMT (Organização Mundial do Turismo) para comemorar o Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro) deste ano é: Turismo e Água –proteger o nosso futuro comum.

AHETA

A AHETA subscreve o compromisso assumido pelo turismo em contribuir para a conservação dos recursos hídricos, demonstrando a sintonia deste setor económico com as estratégias e objectivos mundiais de sustentabilidade.

A água é um bem essencial à vida e, por conseguinte, o ativo mais precioso do ser humano, implicando por isso mesmo a implementação de medidas de gestão adequadas ao longo da respetiva cadeia de valor, de forma a salvaguardar a sua preservação.

Ao colocar no centro da agenda política internacional a questão relacionada com a água – uma das mais decisivas e determinantes na sua afirmação e consolidação -, o setor turístico assume não só a sua importância política, social e cultural, mas também e, sobretudo, o dinamismo que vem caraterizando a maior atividade económica mundial.

Neste sentido, a AHETA apela às entidades públicas e privadas para a necessidade de serem definidas medidas inovadoras de cooperação, de forma a partilhar responsabilidades na gestão deste recurso e a minimizar os seus impactos, através de melhorias progressivas e qualificadas em todas as etapas do processo, desde a fonte ao consumo.

A AHETA recorda que os Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve foram pioneiros nestas matérias, quer através da introdução de sistemas de poupança de água, quer em áreas de ordem ecológica e ambiental de caráter mais geral, como a questão que envolve o tratamento e reutilização das águas residuais, por exemplo.

Por outro lado, e sendo a água um recurso finito, importa garantir, sobretudo no Algarve, a criação de condições que permitam às empresas um maior aproveitamento da água do mar, através do recurso a tecnologias disponíveis e ambientalmente saudáveis.

A Direcção da AHETA

Categories: Algarve, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.