Desporto

KARTING | Tomás Apolónia em Espanha para vencer

Piloto do Algarve corre a partir de quinta-feira até domingo no Circuito de Recas

Tomás Apolónia

Tomás Apolónia

Tomás Apolónia vai disputar a partir da próxima quinta-feira até domingo a terceira jornada dupla do Campeonato de Espanha de Karting, que será disputada no circuito de Recas, em Toledo. O piloto do Algarve – único representante português na categoria Cadete –, está obviamente motivado para esta ronda, dado que na jornada anterior foi o terceiro mais rápido nos treinos cronometrados e na Final 2 fechou o top-5, apesar de ser forçado a largar da 24.ª posição, em virtude do carburador do seu kart ter partido ainda na volta de formação da Final 1.

Tomás Apolónia passou a integrar a lista dos principais favoritos à vitória na categoria Cadete do Campeonato de Espanha de Karting no qual estão classificados 32 pilotos, depois de uma exibição de luxo na prova anterior disputada no Circuito Internacional de Zuera, próximo de Saragoça, onde fez uma notável recuperação do 24º ao quinto lugar final, vendo a bandeira xadrez à frente do espanhol David Vidales, líder do campeonato.

O piloto português estará na pista que não fica muito longe de Madrid em condições de lutar pela vitória, mas aponta como objetivo conquistar um dos lugares do pódio, sem bem que esse não é o fator principal. É que a aposta da equipa Max Power Kart Team – onde está integrado o jovem natural do Algarve que recentemente completou de 12 anos de idade – tem como finalidade primordial que esteja este ano a correr no campeonato mais disputado da Europa, tendo em vista a sua evolução para que em 2014 possa transitar para a categoria KF3 (Júnior) e disputar as principais competições internacionais da disciplina.

“É verdade que quando a minha equipa decidiu que este ano eu corresse no Campeonato de Espanha, o principal objetivo era tornar a minha evolução mais rápida. Mas, entretanto, tenho conseguido obter bons resultados o que me motiva ainda mais para prosseguir a minha carreira no desporto motorizado. Correr em Espanha é muito aliciante, pois são vários os pilotos que lutam pela vitória. Inicialmente, Eliseo Martinez – por ter ganho este ano o prestigiante WSK Masters Series que reúne os melhores pilotos do mundo – era apontado como o ‘super favorito’, mas a verdade é que outros pilotos estão a evoluir muito, como são os casos de David Vidales (que lidera o campeonato) e Lluc Ibáñez que venceu a Final 1 da primeira prova disputada na pista de Campillos, perto do Málaga. Mas existem mais pilotos capazes de subir ao lugar mais alto do pódio”, sublinha Tomás Apolónia.

Com o seu kart equipado com chassis Kosmic e motor Parilla – este, preparado pela STR –, Tomás Apolónia vai realizar dez sessões de treinos livres na quinta-feira e na sexta-feira, enquanto na manhã de sábado depois de mais uma sessão oficial de treinos livres às 09h45, vai disputar a sessão única de treinos cronometrados marcada para as 12h00. Para as 15h15 está agendada a primeira manga de qualificação e a segunda para as 17h20. No domingo, a Final 1 será disputada às 12h10 e a Final 2 realizar-se-á às 14h40 (horas locais).

Categories: Desporto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.