AGENDA

HORTAS COMUNITÁRIAS | Inscrições abertas de 9 a 20 de Setembro

As Hortas Comunitárias são espaços no interior do tecido urbano, muito importantes para a manutenção da qualidade do solo, da biodiversidade e, consequentemente, da estrutura ecológica do Município.

hortas_comunitarias

As hortas comunitárias são espaços de convívio, lazer e aprendizagem, com forte potencial sociocultural e de incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores. São parte integrante da estrutura ecológica do concelho, trazendo uma nova utilização ao espaço público, onde as diferentes gerações podem conviver e onde é fomentado o espírito comunitário.

A Horta Comunitária da Guia, é uma iniciativa do Município de Albufeira, em parceria com a Fundação António Silva Leal, no âmbito da qual os munícipes interessados podem dispor de uma parcela de terreno com 40m2 para praticar a agricultura biológica e compostagem, com pontos de água e abrigos para ferramentas.

As primeiras Hortas Comunitárias, serão implementadas em terrenos do Lar da 3.ª Idade, da Nossa Senhora da Visitação, onde o espaço exterior foi alvo de um projeto de requalificação com vista à criação de uma horta comunitária, onde os munícipes interessados podem ter a sua própria horta e cultivar os mais variados produtos hortícolas, assim como plantas medicinais e aromáticas. Ao receber o talhão de terreno, os futuros agricultores receberão formação em agricultura biológica. Os produtos serão para consumo próprio.

Pode candidatar-se à participação no projeto “Hortas Comunitárias da Guia” qualquer munícipe, residente na Freguesia da Guia. (Inscrições abertas de 9 a 20 de setembro). A inscrição será em formulário adequado, disponível na página oficial da Câmara Municipal de Albufeira ou no Gabinete de Reabilitação Urbana de Albufeira.

A seleção dos candidatos será realizada mediante regulamento próprio, dando-se prioridade aos munícipes que se enquadrem nas seguintes situações: Munícipes da Freguesia da Guia; pessoas ou agregados familiares que não possuam terreno próprio, famílias numerosas (com número igual ou superior a 4 elementos).

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.