Albufeira

Plano de Urbanização da Cidade de Albufeira já foi aprovado

O Programa Polis de Albufeira e o seu Plano Estratégico definiram como instrumento de planeamento adequado para o enquadramento e implementação dos seus objetivos e ações a figura do plano de urbanização. Nesse âmbito foram elaborados o Plano de Urbanização da Frente Mar da Cidade de Albufeira – em vigor desde 2003 e alterado já em 2013 – e o Plano de Urbanização da Cidade de Albufeira (PUCA) que abrange a área remanescente da cidade.

Layout1

O Plano de Urbanização da Cidade de Albufeira (PUCA) já foi aprovado na sessão da Assembleia Municipal da passada quarta-feira, dia 11 de setembro. A aprovação do PUCA é fundamental, uma vez que vem fechar o ciclo de planos e ações promovidos e implementados pelo programa Polis na cidade de Albufeira, dotando o Município de instrumentos de gestão territorial que irão permitir uma gestão mais rigorosa do seu desenvolvimento urbano e respetivas dinâmicas. Contempla um conjunto de regras que têm por objetivo promover a requalificação e valorização de Albufeira como principal centro urbano-turístico do Algarve; estruturar a cidade do ponto de vista funcional e viário; estabilizar a ocupação urbana, definir o perímetro urbano de forma una e coesa, não esquecendo a preservação e valorização dos valores ambientais, patrimoniais e arquitetónicos existentes.

No fundo, trata-se de um instrumento que pensa a cidade como um todo, estruturando as suas diversas malhas, seja a nível viário, seja da estrutura dos espaços verdes, preparando as bases para um desenvolvimento compatível com uma vivência urbana de qualidade, cerceando a densificação potencialmente excessiva do espaço urbano. É também uma forma de pensar a cidade nas suas diversas funções, promovendo a solução de conflitos entre usos manifestamente incompatíveis, como por exemplo a animação noturna e a habitação, definindo regras específicas para áreas com características urbanísticas e de vivência completamente distintas.

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, define o Plano de Urbanização da Cidade de Albufeira “como um documento estratégico que visa potenciar melhores condições de vida, quer a residentes quer aos turistas que nos visitam. A organização do espaço urbano é fundamental para a promoção da marca Albufeira e o repensar desta questão vem colocar em lugar de evidência a cidade no seu todo” afirmou.

O Município de Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.