Consumidor

Consultório do Consumidor / DECO | Comissões de contas bancárias

 “Participei na campanha de recolha de assinaturas para o fim das comissões nas contas à ordem, como está a decorrer o processo?”

logo_deco

A DECO INFORMA…

As despesas de manutenção associadas às contas à ordem aumentaram 41%, em média, desde 2007. As comissões de manutenção são encargos cobrados pelos bancos aos clientes que lhes confiam os seus rendimentos, seja para a partir daí fazerem a gestão diária das suas despesas, seja para servir de suporte a um crédito à habitação. A DECO tem razões para acreditar que esta cobrança é abusiva, pois não tem nenhum serviço associado e penaliza os consumidores com menos recursos.

Para travar esta escalada, em Julho, iniciámos uma campanha de recolha de assinaturas pelo fim das comissões neste tipo de produtos bancários, pois consideramos que as contas à ordem são hoje um serviço imprescindível à gestão básica da vida financeira de qualquer cidadão e desafiámos ainda os consumidores a enviarem minutas de reclamação para os seus bancos e para o Banco de Portugal.

Em dois meses, reunimos 91 695 assinaturas, quase 88 mil a mais do que as necessárias para levar a petição ao Parlamento, e remetemos minutas de reclamação aos cerca de 32 400 cidadãos que as pediram.

No dia 17 de Setembro, procederemos à entrega da petição na Assembleia da República. Após esta entrega, será necessário aguardar até que a discussão deste tema seja agendada pelos grupos parlamentares. Logo que tenhamos novidades, sobre este assunto daremos informações no espaço do nosso site.

Obrigado por ter participado. A sua assinatura fez a diferença.

DECO – Delegação Regional do Algarve

Categories: Consumidor, Nacional, Opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.