AGENDA

Financiamento da Atividade Turística | Roadshow chega ao sul no dia 28 de outubro

Linha de Apoio à Consolidação Financeira | Assinatura de protocolo de colaboração e sessão de esclarecimento | 30 de setembro no Porto

Marina de Vilamoura

Marina de Vilamoura

No dia 30 de setembro, no Porto, decorre a Sessão Pública “Financiamento da Atividade Turística“, que inclui a Assinatura do Protocolo de Colaboração para a criação da Linha de Apoio à Consolidação Financeira, entre o Turismo de Portugal, oito Instituições Bancárias e as Sociedades de Garantia Mútua. Esta Sessão conta com a presença do Ministro da Economia, António Pires de Lima, e com o Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

Este novo instrumento financeiro, válido até 2015, terá uma dotação de 150 milhões de euros e permitirá criar condições para alargar os prazos de reembolso dos empréstimos das pequenas e médias empresas do setor contraídos junto da Banca – estará disponível nos bancos aderentes a partir do dia 1 de outubro.

Assim, com a assinatura deste protocolo estabelecem-se condições favoráveis às empresas, através da partilha de risco entre a Banca e as SGM, na sequência da parceria entre o Turismo de Portugal, as Sociedades de Garantia Mútua, o BPI, o BES, o Banco Internacional do Funchal, o Santander Totta, o Crédito Agrícola, a CGD, o Montepio Geral e o Millennium BCP.

A Linha de Apoio à Consolidação Financeira vem juntar-se a um leque de instrumentos de apoio financeiro disponibilizados com a intervenção do Turismo de Portugal ao longo do último ano e meio, designadamente as linhas de apoio à Tesouraria (orçamento de 80 milhões de euros), Qualificação da Oferta (120 milhões de euros de dotação) e Carência de Capital, bem como a iniciativa Jessica de apoio ao desenvolvimento urbano.

Destaque-se ainda a parceria recentemente estabelecida entre o Turismo de Portugal e a Federação Nacional de Associações de Business Angels para dinamizar investimentos, sobretudo de jovens empresários, em micro e pequenas empresas do setor do Turismo.

– Financiamento da Atividade Turística –

Soluções financeiras para o Turismo percorrem o país em roadshow

De seguida à assinatura do protocolo, realiza-se a primeira de sete sessões públicas do roadshowFinanciamento da Atividade Turística – Soluções de Financiamento às Empresas Turísticas”, que vai divulgar aos empresários de todos os destinos turísticos regionais as soluções de financiamento ao dispor do setor do Turismo.

Além das linhas de apoio cofinanciadas e dinamizadas pelo Turismo de Portugal, serão dados a conhecer outros instrumentos alternativos de financiamento, como sejam os Fundos Revitalizar, fundos de reabilitação urbana ou soluções de capital de risco/business angels.

As próximas sessões decorrerão nas regiões Centro (15 de outubro), Algarve (28 de outubro) e Alentejo (12 de novembro), em locais e horários a anunciar brevemente.

Sessão Porto e Norte | 30 setembro | 10h00 | Porto, Edifício da Alfândega [Programa]

Categories: AGENDA, Algarve, Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *