Consumidor

Consultório do Consumidor / DECO | “Que cuidados devo ter ao alugar um veículo?”

A DECO INFORMA…

logo_deco

Alugar um carro deveria ser um processo simples e sem grande stresse envolvido, mas nem sempre assim é, para não ser apanhado desprevenido siga as nossas dicas:

– Faça uma atenta pesquisa de mercado. Compare tarifas em diferentes empresas, tendo em atenção que aos preços anunciados podem corresponder serviços distintos.

– Verifique os seguros incluídos.

– Leia as letras pequeninas. Os contratos podem ser difíceis de perceber. Se não tem a certeza do que vai assinar, exija que lhe expliquem todos os termos do documento.

– Informe-se sobre a caução. Estas podem ser elevadas e, por vezes, são retiradas directamente da conta bancária.

– Questione como deve ser feito o abastecimento do veículo. As políticas de abastecimento variam em função da empresa. O ideal é entregarem-lhe o carro com o depósito cheio e exigirem que o devolva com o depósito igualmente cheio.

– Informe-se sobre o que acontece em caso de atraso. Pergunte se paga por eventuais atrasos e como pode levantar o carro fora das horas de expediente.

– Siga os procedimentos de entrega definidos pela empresa. Inspeccione cuidadosamente o carro antes de o levantar. Quando o devolver faça-o no local combinado e peça um recibo que ateste estar tudo bem. Se tiver mesmo de o deixar fora de horas, tire fotos ao carro que comprovem que o deixou em boas condições.

– Analise o extracto bancário. As empresas ficam com uma cópia do seu cartão de crédito, para o caso de terem de lhe cobrar eventuais danos na viatura. Se for o caso, é provável que o dinheiro saia da sua conta sem se aperceber. Quando regressar a casa das férias, veja o seu extracto bancário com atenção, para se certificar do que foi ou não cobrado.

Caso tenha sido lesado por uma rent-a-car, poderá contactar-nos com vista à resolução do conflito.

DECO – Delegação Regional do Algarve

Categories: Consumidor, Nacional, Opinião

1 reply »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *