Algarve

Balanço final das AUTÁRQUICAS 2013 no Algarve

Os resultados eleitorais das Eleições Autárquicas 2013 ditaram situações complicadas em alguns municípios.

autarquicas2013

ALBUFEIRA | O PSD ganhou mas tem os mesmos mandatos do PS (3). A independente Ana Vidigal conquistou o 7.º mandato, sendo de prever que dela irá depender o futuro da gestão autárquica neste município. Por outro lado, as contas na Assembleia Municipal também preveem-se complicadas com o PSD sem maioria absoluta.

ALCOUTIM | O PS ganhou com maioria absoluta e não terá problemas de governação.

ALJEZUR | O PS ganhou com maioria absoluta e não terá problemas de governação.

CASTRO MARIM | O PSD ganhou a Câmara Municipal com maioria absoluta mas o PS ganhou a Assembleia Municipal, também com maioria absoluta. Prevê-se problemas na governação.

FARO  | O PSD ganhou em coligação mas com os mesmos mandatos do PS (4). O 9.º mandato foi conquistado pela CDU (PCP-PEV). Prevê-se problemas na governação. Para complicar ainda mais a governação, o PS conquistou a Assembleia Municipal.

LAGOA | O PS ganhou com maioria absoluta na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal. Não terá problemas de governação.

LAGOS | O PS ganhou com maioria absoluta na Câmara Municipal e maioria na Assembleia Municipal. Não terá problemas de governação.

LOULÉ | O PS ganhou com maioria absoluta na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal. Não terá problemas de governação.

MONCHIQUE | O PSD ganhou com maioria absoluta na Câmara Municipal mas na Assembleia Municipal a situação não é tão positiva. O PSD tem 7 mandatos, o PS tem 6, o Independente e a CDU (PCP-PEV) têm 1 cada. A aprovação de medidas poderá depender de coligação. Poderá não ser uma governação tranquila.

OLHÃO | O PS ganhou com maioria relativa na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal. O PSD teria de fazer coligação com o BE ou com a CDU (PCP-PEV) para inviabilizar alguma medida, o que não se prevê. Em princípio, será uma governação tranquila.

PORTIMÃO | O PS ganhou com maioria relativa na Câmara Municipal com 3 mandatos, contra 4 da oposição mas eventuais coligações à esquerda (2 mandatos) ou à direita (2 mandatos) não chegam para chumbar medidas. Para tal, seria necessário toda a oposição unir-se (PSD, CDS-PP, BE e CDU), o que não parece plausível. Já na Assembleia Municipal, a situação é diferente. O PS soma 7 mandatos e a direita em coligação soma 8 mandatos (4 do PSD e 4 do CDS-PP). Por outro lado, o BE e a CDU (PCP-PEV) somam 6 mandatos, 3 para cada um. O PS em coligação com qualquer deles fica em maioria face à direita. Prevê-se negociações para uma governação relativamente tranquila.

SÃO BRÁS DE ALPORTEL | O PS ganhou com maioria absoluta na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal. Não terá problemas de governação.

SILVES | A CDU (PCP-PEV) ganhou com 3 mandatos. PS e PSD têm 2 mandatos cada. Unidos, poderão complicar a governação aos comunistas. O mesmo se passa ao nível da Assembleia Municipal. Não se preveem tempos fáceis na governação deste concelho.

TAVIRA | O PS ganhou com maioria absoluta na Câmara Municipal. Já na Assembleia Municipal, com 10 mandatos, o PSD (9 mandatos) teria de fazer coligação com comunistas (1 mandato) e bloquistas (1 mandato) para complicar a governação socialista. Não é plausível que tal venha a acontecer. e na Assembleia Municipal. Não se prevê dificuladdes de governação.

VILA DO BISPO | O PS ganhou com maioria absoluta na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal. Não terá problemas de governação.

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO | O PSD ganhou com maioria absoluta na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal. Não terá problemas de governação.

As contas finais das autarquias algarvias:

CÂMARAS MUNICIPAIS

PS – 10

PSD – 5 (2 das quais em coligação)

PCP-PEV (CDU) – 1

ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS

PS – 12

PSD – 3

PCP-PEV (CDU) – 1

JUNTAS DE FREGUESIA

PS – 41

PSD – 21

PCP-PEV (CDU) – 3

Independentes – 2

por: Jorge Matos Dias – PlanetAlgarve

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *