Turismo

150 M€ para consolidar as empresas do Turismo

Com uma dotação de 150 milhões de euros para consolidar as empresas do Turismo, acaba de ser assinado o protocolo de criação da Linha de Apoio à Consolidação Financeira, firmado entre o Turismo de Portugal, oito Instituições Bancárias e as Sociedades de Garantia Mútua, durante uma cerimónia realizada no Porto e presidida pelo ministro da Economia, António Pires de Lima.

turismo_de_portugal

Válido até 2015 e disponível nas redes de bancos aderentes desde 1 de outubro, o novo instrumento permitirá criar condições para alargar os prazos de reembolso dos empréstimos das pequenas e médias empresas do setor contraídos junto da Banca.

O protocolo estabelece, nomeadamente, a criação de condições favoráveis às empresas, através da partilha de risco entre a Banca e as SGM, na sequência da parceria entre o Turismo de Portugal, as Sociedades de Garantia Mútua, o BPI, o BES, o Banco Internacional do Funchal, o Santander Totta, o Crédito Agrícola, a CGD, o Montepio Geral e o Millennium BCP.

Para o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, que também esteve presente na sessão, este novo instrumento resulta do trabalho do Governo e do Turismo de Portugal na criação de condições para que o mercado possa corresponder às necessidades de financiamento das empresas.

“A nossa missão, neste sentido, é contribuir para que quem financia possa fazê-lo com mecanismos adequados às especificidades do setor turístico, sobretudo tendo em conta o seu importante contributo para o equilíbrio da balança externa e para o crescimento da economia nacional”, frisou.

A Linha de Apoio à Consolidação Financeira vem juntar-se, assim, a um leque de instrumentos de apoio financeiro disponibilizados com a intervenção do Turismo de Portugal ao longo do último ano e meio.

Após a assinatura do protocolo, realizou-se ainda a primeira de sete sessões públicas do roadshow “Financiamento da Atividade Turística – Soluções de Financiamento às Empresas Turísticas”, que vai divulgar aos empresários de todos os destinos turísticos regionais as soluções de financiamento ao dispor do setor do Turismo.

Depois do Porto e Norte de Portugal, as próximas sessões decorrerão nas regiões Centro (15 de outubro), Algarve (dia 28 de outubro) e Alentejo (12 de novembro), em locais e horários a anunciar brevemente em www.turismodeportugal.pt.

Categories: Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.