AGENDA

6.º Encontro AJDP | Convívio junta jovens com diabetes de 4 a 6 de outubro

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) realiza entre os dias 4 e 6 de Outubro, em Albufeira, o 6.º Encontro AJDP com o intuito de reunir jovens com diabetes, familiares e amigos num fim-de-semana recheado de actividades.

ajdp

Esta iniciativa desenvolve-se num ambiente de convívio e animação com muitas actividades que potenciam a troca de experiências entre todos os participantes. Entre as diversas actividades programadas está prevista uma manhã de arborismo, desporto radical que consiste na travessia entre plataformas montadas nas árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos. Esta actividade permite explorar a importância da actividade física e o seu impacto positivo em jovens que vivem com a diabetes.

“Sendo a AJDP uma Instituição Particular de Solidariedade Social que progride unicamente com o trabalho voluntário dos seus dirigentes e associados, este tipo de iniciativas são extremamente importantes, pois é uma forma de juntarmos todos os associados do país num convívio saudável e agradável que pretende, também, educar para a diabetes e sensibilizar para a importância da actividade física nesta doença.” acrescenta Carlos Neves, presidente da AJDP.

O número de inscrições é limitado, sendo a inscrição para sócios gratuita e para não sócios tem um custo de 5€. A actividade de arborismo terá um custo acrescido de 11€ por pessoa.

Para inscrições e obtenção de mais informações sobre o fim-de-semana, deve ser contactada Sara Crucho através do seguinte endereço de correio electrónico: saraisabelpc@hotmail.com.

A diabetes

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal existam 991 mil portugueses com diabetes, embora só 56% estejam diagnosticados. A Doença afectava, em 2011 mais de de 3000 jovens até os 19 anos com Diabetes tipo 1, manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2002 [1].

[1] – Dados do Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes 2012

Sobre a AJDP

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há 15 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens diabéticos a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005.

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.