Albufeira

Evento solidário “No Outono da Vida” no Dia Internacional do Idoso

Durante seis dias, o Grupo de Trabalho de Idosos de Albufeira reuniu-se no Espaço Multiusos de Albufeira para dar a conhecer ao público o trabalho realizado no concelho em prol da terceira idade. Teatro, música, partilha de experiências e sessões temáticas sobre assuntos atuais marcaram este certame sénior, que teve como principal motivação promover e dignificar a imagem da terceira idade.

De 30 de setembro a 5 de outubro, o Espaço Multiusos de Albufeira (EMA) acolheu o Certame Sénior “No Outono da Vida”, uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Idosos de Albufeira que, durante seis dias, mostrou ao público as atividades desenvolvidas por cada uma das instituições cooperantes.

Refira-se que o Grupo de Trabalho é composto pela Câmara Municipal de Albufeira, ARS Algarve, Centro de Saúde de Albufeira, AHSA, APAV, Banco de Tempo de Albufeira, Centro Paroquial de Paderne, Conferência São Vicente de Paulo de Albufeira, Cruz Vermelha Portuguesa, Fundação António Silva Leal, GNR, Segurança Social, Nuclegarve e Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. Todas as entidades, que integram a Rede Social do concelho, trabalham em conjunto com o objetivo de encontrar soluções para as problemáticas sociais e contribuir para a ativação de resposta locais.

Durante a sessão de abertura do certame, o presidente da Autarquia albufeirense, José Carlos Rolo, e o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Sousa, agradeceram às 13 associações presentes o empenho e o trabalho realizado em prol da valorização do idoso, que consideram ter um papel ativo na sociedade: “Hoje em dia os idosos estão mais ativos, participativos e conquistaram um novo espaço na sociedade. Através da inserção em grupos de terceira idade, praticam atividades desportivas, frequentam bailes, participam em oficinas de artes, têm aulas de informáticas, enfim, convivem em grupo partilhando os mesmos interesses. Pode-se dizer que disfrutam de uma liberdade de atividades que a vida profissional agitada não lhes permitia, assumindo um novo papel”, frisaram. Recorde-se que o Município de Albufeira tem dedicado especial atenção à população sénior, com a criação do Clube Avô, um projeto que desenvolve diversas iniciativas centradas na formação e ocupação dos tempos livres da terceira idade. “Temos procurado criar respostas sociais que contribuam para o aumento da qualidade de vida desta faixa etária. O serviço de Teleassistência, o programa de Apoio Psicológico Sénior ao Domicílio e o Cartão Sénior Municipal são exemplos que têm beneficiado centenas de idosos”, acrescentou José Carlos Rolo.

“No Outono da Vida” serviu também para assinalar as comemorações do Dia Internacional do Idoso, a 1 de outubro, com a apresentação da peça de teatro “Gerações Mãos Dadas”, pelos alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho que desenvolveram vários jogos de carater Intergeracional. Destaque ainda para a apresentação do projeto “Viver Solidário” da Câmara Municipal de Grândola, que veio a Albufeira partilhar a sua experiência na área. Durante o evento, houve ainda espaço para diversas sessões temáticas que versaram sobre “Higiene postural nas atividades de vida diária”; Estimulação cognitiva com exercícios para o cérebro”; “Prevenção de situações de risco”; “Violência no idoso – direitos e redes de apoio”; Alimentação saudável”; e “Acessibilidades nos cuidados de saúde primários”.

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.