Albufeira

Escuteiros do Algarve comemoraram o Dia da 1.ª Secção

DIA DO LOBITO
5 e 6 de outubro
Albufeira – Camping Albufeira
Lema: Com S. Francisco a viajar o mundo vamos explorar
Tema: Fungagá da Bicharada
5 Sub-Campos: Europa, Ásia, África, América e Oceânia
Estiveram presentes 22 Agrupamentos, cerca de 330 lobitos, 80 dirigentes.
Chegadas a campo a partir das 8h15 (check-in decorreu entre as 8h15 e as 9h15)

Durante a manhã decorreram as montagens de campo e reuniões de chefia de sub-campos e equipas para os jogos da tarde.

Existia em campo zona de diversões para os lobitos, com diversos jogos – Diverlândia (por exemplos, corrida de sacos, “jogo da glória”, jogos das latas, etc).

Após o almoço as alcateias dirigiram-me para a Arena (local onde se reunia todo o campo em diversos momentos), para a abertura de campo (13h30).

No período da tarde decorreram os jogos até à cidade, onde decorreu e terminou com grande animação e diversão com uma aula de Zumba.

Regressando a campo, chegada a altura de preparar o jantar.

Tema para a festa nocturna: Fungagá da Bicharada

Após o jantar, tinham marcado o fogo conselho. Depois de reunidas todas as Alcateias deu-se início às apresentações anteriormente preparadas. O cansaço nos mais pequenos já era notório, mas a animação era superior e partilharam um momento bastante divertidos com as suas apresentações da coreografia da música Fungagá da Bicharada e as suas caracterizações.

Após a oração da noite (Pai Nosso Galego e Oração do Lobito), chegou a hora de regressarem às tendas e carregar energias.

O silêncio aconteceu às 23h30.

Já no domingo, houve alvorada às 7h30 com Higiene, Ginástica Matinal, Oração e Pequeno Almoço.

Passaram para a desmontagem de campo, antes de recomeçarem as atividades de campo.

Depois foi criada uma exposição de todas as alcateias (preparadas anteriormente em cada agrupamento), onde mostravam e representavam cada um dos países que lhes foram atribuídos – ASSISLÂNDIA. Depois de tudo montado os Lobitos tiveram oportunidade, juntamente com os seus passaportes, viajar pelos cinco continentes e viver experiências e partilhas.

Já perto do final desta exposição existia um elemento – “Tau Franciscano” – onde cada lobito teria de deixar a sua marca, através da sua impressão digital colorida.

Almoço no restaurante do Camping Albufeira.

Seguiu-se o regresso a campo e Eucaristia (15h), celebrada pelo Assistente Regional, Pe. António Freitas, que transmitiu no final a sua alegria pelo excelente comportamento dos mais pequenos. Cantaram quando era para cantar, fizeram silêncio quando lhes foi pedido.

Seguiu-se a cerimónia de encerramento, presidida pela Chefe Regional Adjunta Maria José Leote. A entrega de diplomas foi feita pelo Chefe de Campo Rui Guerreiro.

Esteve presente na Eucaristia e Encerramento Carlos Sousa e Silva, em representação do Município de Albufeira (atual presidente da Assembleia Municipal de Albufeira e eleito Presidente da Câmara de Albufeira).

Fotografias do Dep. de Comunicação da Região do Algarve, por Vanda Mateus

Categories: Albufeira, Algarve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *