Faro

Sopa em destaque no Dia Mundial da Alimentação no Hospital de Faro

dia_mundial_da_alimentacao

«Já comeu sopa hoje?» Esta será a pergunta-chave que o Serviço de Dietética e Nutrição do Centro Hospitalar do Algarve colocará, em jeito de desafio, a todos os que no próximo dia 16 de Outubro se deslocarem à unidade de Faro do CHAlgarve .

A acção que pretende assinalar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado internacionalmente a 16 de outubro desde 1981, propõe-se destacar a importância da sopa na alimentação, relembrando o seu valor nutricional, entre outros benefícios reconhecidos a esta preparação culinária. “Para além de ser saciante, de fácil preparação, confecção e digestão, hoje em dia que estamos tão preocupados com a crise, apresenta-se como uma excelente opção alimentar de baixo custo”, destaca a Dietista Teresa Diniz, coordenadora do Serviço de Dietética e Nutrição promotor da iniciativa.

A par da disponibilização e degustação de sopas, que terá lugar pela hora de almoço no hall do edifício das consultas externas do hospital de Faro, a ação prevê a distribuição de folhetos informativos sobre os benefícios do consumo de sopas e os nutrientes que estas fornecem, sendo ainda facultadas algumas receitas, com respectiva informação nutricional e o custo por pessoa. Os utentes ficarão a saber, por exemplo, que uma sopa de tomate para 4 pessoas tem um custo de 1,05€ e que o tomate, sendo rico em vitamina A, contribui para a manutenção da saúde da visão, pele, cabelo, função reprodutora e crescimento saudável.

“A sopa faz parte do nosso padrão alimentar”, confirma Teresa Diniz, explicando que a opção de destacar esta preparação culinária no Dia Mundial da Alimentação pretende incentivar o seu consumo de forma consciente, com o esclarecimento sobre as suas vantagens nutricionais e a versatilidade que a sopa permite em termos de adaptação às necessidades alimentares de cada pessoa. “Um adulto pode ficar perfeitamente satisfeito com uma sopa ao jantar, acompanhada de uma sandes e de uma peça de fruta, tendo aí uma refeição completa”, exemplifica a dietista coordenadora, recordando que o valor nutricional e calórico da sopa depende da variedade e quantidade de ingredientes que a integrem.

Dia mundial da alimentação_Informação

Dia mundial da alimentação_SOPAS

Categories: Faro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.