Desporto

Algarve Classic Festival | Os F1 chegaram finalmente a Portugal

O Algarve Classic Festival teve uma grelha com uma seleção de carros clássicos Grand Prix dos anos 70 e 80 que correram na pista do Autódromo internacional do Algarve, em Portimão.

Neste fim-de-semana, todos os presentes fizeram uma viagem no tempo à ‘época dourada’ do automobilismo. Jones, Stewart, Lauda… A grelha dos Fórmula 1 Históricos é, certamente, o museu mais rápido do mundo.

O Clássico Grand Prix recriou uma época passada, uma vez que os carros correram exatamente como eram no período, com F1 de 3lt de 1966 e 1985, abrangendo um período de 20 anos das corridas de Fórmula 1.

Naturalmente, com um intervalo de cerca de 20 anos, há uma diferença de velocidade entre os carros mais antigos, como o Tyrrell 002 de Jackie Stewart e as últimas máquinas como o McLaren MP4.

Não houve grandes prémios para os motoristas do Classic Grand Prix e nenhum deles foi suscetível de ser observado por equipas de F1 neste fim-de-semana. São apenas apaixonados pelo automobilismo, com um nível fantástico de habilidade de condução e com gosto em expor os seus carros, utilizando-os em pista para o deleite dos fãs do automobilismo de todo o mundo.

Estiveram presentes 216 pilotos e cerca de 130 carros que poliram um excelente fim-de-semana de Outono, e que contou com 11 corridas distribuídas por sete categorias distintas: Historic Touring Car Challenge, Motor Racing Legends ‘50s Sport Cars, Pre-War Sport Cars, GT & Sport Car Cup, Formula Junior, Historic Endurance with CSS, e os F1 Históricos, na categoria Classic Grand Prix.

Estiveram em ação carros que fizeram a história do automobilismo mundial entre 1930 e 1980, desde os Bentley Pre-War até aos Formula 1 dos anos 80 como o Tyrrel de Martin Brundle, destacando-se, entre outras, marcas como Jaguar, Chevrolet, Ford, BMW, Bentley, Lotus, Lola, Bond, Brabham, Maserati, Austin-Healey, MG, Jaguar, Porsche, Datsun, VW e Alfa Romeo.

Para além das empolgantes corridas, decorreu durante o fim de semana uma exposição de Carros Clássicos e Supercars na área do Paddock, sendo que no domingo cerca de 60 viaturas de marcas e épocas distintas, com particular destaque para os diversos Aston Martin, e TVR, mas também alguns belos exemplares, como o Citroën DS (Boca de Sapo) e Renaults 11Turbo e 5 Alpine, participaram num Desfile de duas voltas no traçado de Portimão fazendo as delícias dos amantes dos carros clássicos presentes.

Mais uma vez o Algarve Classic Festival marcou pela diversidade num evento que continua a ser um dos melhores, senão o melhor da Península Ibérica e que para o ano se irá repetir e terá muitas novidades!

Os resultados do fim-de-semana estão disponíveis em: http://www.mediafire.com/#4kk1pjtinnqi4

Categories: Desporto, Portimão

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.